terça-feira, 6 de março de 2012

A reciclagem do lixo e a implantação do comunismo

A reciclagem do lixo e a implantação do comunismo

A passagem do capitalismo para o socialismo ocorrerá por meio da revolução do proletariado. Assim, um Estado socialista substituirá um Estado burguês ou capitalista. Na etapa socialista, haverá a ditadura do proletariado, sob o comando de um só partido – o partido comunista. A propriedade dos meios de produção (fábricas, usinas, fazendas, etc) será estatal.
No estágio socialista, a sociedade será preparada para o derradeiro momento da humanidade, o estágio final, denominado de comunista, no qual não haverá a figura do Estado e nem classes sociais. A propriedade dos meios de produção será comunista, ou seja, de todos e usufruída por todos.
Mas, como será a passagem do socialismo para o comunismo?
Deverá ocorrer, creio, por meio de uma revolução interna e sem violência. Aos poucos, gradativamente, a sociedade evoluirá para o comunismo.

Mas, como?

Veja o caso da reciclagem do lixo. Há alguns anos, não havia muita preocupação com relação ao lixo descartado nas residências e empresas. Atualmente, no entanto, é comum a separação entre lixo orgânico e reciclável. Hoje, estamos acostumados com as lixeiras coloridas destinadas aos vários tipos de lixo reciclável. Em alguns bairros, existe a coleta seletiva do lixo durante um determinado dia da semana.
As futuras gerações serão criadas num ambiente no qual reciclar será absolutamente normal – e necessário -. Uma revolução interna vai ser processada e resultará numa sociedade na qual a reciclagem do lixo será completa e internalizada por todos.

Da mesma forma, imagino, o socialismo irá se encaminhar para o comunismo. Paulatinamente, a sociedade irá se acostumar com o uso comum dos meios de produção e com a igualdade social e civil. Sem traumas ou violência, os homens serão preparados para, nas gerações seguintes, vivenciarem o comunismo, ou seja, a igualdade total prevista pelo marxismo.

Num determinado momento do futuro, o lixo será reciclado 100 por cento. Mas evolução do socialismo para o comunismo é teoria, e bota teoria nisso.

Prof. Newton Miranda

Nenhum comentário: