sábado, 15 de dezembro de 2012

Curso Newton Miranda - Fundação João Pinheiro - HistóriaProposta de respostas - Exercício 4



Respostas para o exercicio 4
1.1 -  Além da derrota militar, já que os militares argentinos foram expulsos das Malvinas, houve a derrota política que resultou na derrocada do ditadura militar que não sobreviveu muito tempo após a perda das Malvinas.
1.2 – Cristina Kirchner alega que o domínio inglês nas Malvinas é um domínio colonial e, portanto, condenado pela ONU e comunidade internacional. Além disso, o governo argentino alega que historicamente, o arquipélago pertencia à Espanha e, em consequência, à Argentina, sucessora natural dos espanhóis.
1.3 – O governo de David Cameron apoia o plebiscito que definirá o futuro das Malvinas (Falklands). A população local decidirá por eleições se quer ou não continuar unida à Inglaterra.

2 – Em 1988, o ditador Augusto Pinochet organizou um plebiscito no qual consultou a população sobre a permanência de Pinochet no governo por mais seis anos. Caso o eleitorado não renovasse o mandato presidencial de Pinochet, haveria eleição direta para a escolha de outro presidente, fato que efetivamente ocorreu. Patrício Alwyn foi eleito como o primeiro presidente da redemocratização do Chile.
Texto para aprofundamento
Passados os conflitos da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), o Chile viveu um período de expressivo desenvolvimento econômico calcado na exportação de minérios e o desenvolvimento do parque industrial. Em meio a esse processo de modernização econômica, diversas empresas estrangeiras aproveitaram do bom momento do país para lucrar com a exploração de suas riquezas. Entre outros interessados, destacamos o papel exercido pelos Estados Unidos no interior da economia daquele país.

Chegada a década de 1960, a vida política do Chile se agitava com a consolidação de partidos políticos que discutiam os projetos que resolveriam as mazelas sociais que atingiam boa parte da população. Em linhas gerais, os movimentos de mudança se dividiam entre aqueles que apoiavam uma revolução aos moldes da experiência cubana e aqueles que defendiam a utilização das vias democrático-partidárias e das reformas políticas como instrumento de transformação.

Nesse mesmo período, o governo de Eduardo Frei chegou à presidência do Chile com um frágil conjunto de reformas que não alcançou os objetivos esperados. Dessa maneira, comunistas e socialistas se mobilizaram em torno da Unidade Popular, partido que acabou elegendo o presidente Salvador Allende. Após décadas de luta e mobilização, os setores de esquerda conseguiram se organizar e eleger uma figura comprometida com as lutas populares da nação.

Entre suas primeiras medidas no poder, Allende preferiu seguir uma política independente em relação aos Estados Unidos e defendeu a nacionalização das empresas norte-americanas que se encontravam no país. Imediatamente, setores políticos conservadores e as próprias autoridades estadunidenses passaram a ver com receio as propostas do novo presidente. Além disso, o governo de Allende teve que enfrentar uma crise do cobre no mercado internacional, que, na época, representava uma boa parcela da economia chilena.

A diminuição dos preços do cobre acarretou em uma elevação no preço dos alimentos mediante a forte dependência da economia chilena em relação a seus recursos minerais. Aproveitando da situação desfavorável, os EUA e os conservadores chilenos instigaram a organização de manifestações contrárias ao governo Salvador Allende. Em pouco tempo, um grupo de militares golpistas se formou com o objetivo de dar fim ao domínio dos socialistas.

Em setembro de 1973, as Forças Armadas do Chile – com expressivo apoio dos Estados Unidos – organizaram um golpe que pretendiam depor o presidente Salvador Allende. Resistindo até o ultimo momento, o presidente preferiu atentar contra a própria vida quando o grupo de militares promoveu a invasão do Palácio La Moneda. Com a morte do presidente Allende, uma junta militar liderada por Augusto Pinochet estabeleceu uma rígida ditadura militar dentro do Chile.

Seu governo ficou marcado como um dos mais violentos regimes ditatoriais latino-americanos. Dados indicam que cerda de 60 mil pessoas foram mortas ou desapareceram, e 200 mil abandonaram o país durante o período em que Pinochet esteve no poder. Apenas no final da década de 1980, as pressões políticas internacionais e internas passaram a desestabilizar a ditadura chilena. Em 1988, um plebiscito previsto na Constituição negou a renovação do mandato de Pinochet.

No ano seguinte, novas eleições presidenciais colocaram Patrício Aylwin Azocar, da frente política oposicionista, popularmente conhecida como “Concentración”, no poder. A partir de então, o Chile viveu um processo de redemocratização marcado pela denúncia e punição dos militares envolvidos com crimes políticos. Entretanto, Pinochet continuava no poder como chefe do Exército, cargo deixado em 1998 quando o mesmo assumiu o posto de senador vitalício.

Naquele mesmo ano, em uma missão diplomática na Inglaterra, Augusto Pinochet teve sua prisão decretada pelo juiz espanhol Baltasar Garzón. O pedido foi acatado pelas autoridades britânicas, mas, quinze meses depois, a prisão do ex-ditador conseguiu ser burlada com um pedido de licença médica. Voltando ao Chile, um forte movimento se organizou em favor do julgamento dos crimes políticos atribuídos ao antigo representante da ditadura chilena.

No ano de 2002, as autoridades judiciais chilenas decidiram arquivar o processo contra Pinochet, alegando o avançado estado de suas debilidades físicas. Pouco tempo depois, o ex-general de 86 anos de idade renunciou a seu cargo saindo finalmente da vida pública. Em 2004, novas denúncias indicavam a existência de contas secretas multimilionárias onde o ex-ditador acumulava os recursos provenientes das nações que apoiaram o golpe e outras transações ilegais. No final de 2006, Pinochet faleceu sem nunca ser efetivamente condenado pelos crimes que cometeu.
3 – Em termos positivos, a UNASUL poderá estreitar os laços entre as nações da América Latina e, assim, aumentar as relações econômicas por meio de um mercado comum. O Brasil poderá ter acesso a produtos estratégicos, como gás e petróleo, além de conquistar mercados para os artigos nacionais. Além disso, a UNASUL poderá facilitar o combate ao narcotráfico, ao contrabando e ao combate à entrada de armas ilegais nas imensas fronteiras brasileiras.
Os aspectos negativos poderão aparecer em função da aliança do Brasil com regimes radicais e de esquerda, tais como a Venezuela e Bolívia, cujo discurso político de forte oposição aos Estados Unidos e ao capitalismo em geral, poderão afastar parceiros tradicionais do Brasil. Investimentos externos poderão minguar diante dessa aproximação.