sexta-feira, 8 de agosto de 2014

SIMULADO – EXTENSIVO – 2014 HISTÓRIA PROF. NEWTON 01 - Leia o texto e responda. Na década de 1820, a maioria dos países latino-americanos obtém a independência política. A emancipação política foi, antes de mais nada, resultado da ação dos "crioulos". Em 1824, referindo-se à independência, Lord Canning - ministro das relações exteriores da Inglaterra - afirmou: "A América Espanhola é livre, se nós não manejarmos mal os nossos interesses, ela é inglesa". A afirmativa de Lord Canning relaciona-se A – à hegemonia imperialista britânica nos Estados Nações da América Latina. B – à implantação de regimes republicanos inspirados nos Estados Unidos da América. C – ao rompimento do livre cambismo e à emergência de nações livres na América Latina. D – ao fim do domínio imperialista inglês na América Latina e à ascensão do federalismo. 02 - As transformações na Europa Ocidental do Século XVIII produziram e propagaram novas idéias econômicas, sociais, políticas e culturais. Esse contexto serviu de pano de fundo para a crise do antigo sistema colonial. O processo de libertação das Treze Colônias Inglesas repercutiu como sopro revolucionário. E, no decurso da desagregação do Império Espanhol na América, os criollos rebelaram-se contra: A – o imperialismo norte americano efetivado pelo Big Stick.. B – os ideais colonialistas iluministas. C – aspectos das práticas do mercantilismo ibérico. D – o retorno de Fernando VII e a deposição de José Bonaparte 03 - Simon Bolívar escreveu na CARTA DA JAMAICA de 1815: "Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América [Latina] a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória." Qual alternativa não é uma razão para o fracasso do projeto de Bolívar? A – O mandonismo local dos caudilhos. B – As ações reacionárias dos chapetones. C – Os interesses ingleses e norte americanos D – A divisão existente desde a época colonial. 04 - A fotografia anterior mostra em segundo plano o libertador Simon Bolívar e, em primeiro plano, um presidente latino americano. Qual alternativa é uma interpretação correta dessa fotografia? A – Em primeiro plano, aparece Hugo Chávez, presidente venezuelano que, por meio da ALBA, pretende resgatar o ideal bolivariano de união da América Latina contra os interesses imperialistas dos EUA. B – No primeiro plano, aparece o presidente da Bolívia, Evo Morales, principal crítico da ALCA, considerada como uma porta aberta para o imperialismo dos EUA na América Latina. C – O projeto de Bolívar, cuja imagem está em segundo plano, é semelhante ao da ALCA, uma vez que em ambas alianças existe o ideal de integração somente das nações da América Latina. D – Hugo Chávez, que aparece no primeiro plano, é presidente da Venezuela, terra natal de Simon Bolívar, e busca, através da ALCA, resgatar o ideal bolivariano explicitado na Carta da Jamaica, de 1815. 05 - "A tentativa do povo francês de instaurar os sagrados Direitos do Homem e de conquistar a liberdade política não fez mais que trazer à luz sua impotência e falta de valor a este respeito; o resultado foi que não apenas esse povo infeliz, mas junto com ele boa parte da Europa e todo um século foram atirados de volta à barbárie e à servidão". O episódio que confirma as previsões está em qual alternativa? A – O Terror implantado por Robespierre. B – A formação das coligações contra a França. C – A crise do antigo sistema colonial. D – A restauração do Congresso de Viena. 06 - O retrato anterior é de Gordon Brown, ex-primeiro ministro britânico. Acerca do parlamentarismo inglês, podemos afirmar corretamente que: A – A Revolução Gloriosa consagrou o sistema parlamentarista, no qual o primeiro ministro é escolhido pelo rei e confirmado pelo parlamento. B – A rainha é chefe de estado e o primeiro ministro, escolhido pelos deputados da Câmara dos Comuns, é o chefe de governo. C – Gordon Brown foi escolhido pela Câmara dos Lordes e confirmado, como primeiro ministro, pela rainha Elizabeth II. D – O parlamentarismo britânico foi consolidado após o Ato de Supremacia, feito na época do rei Henrique VIII. 07 - Oliver Cromwell – Lorde Protetor Sobre o governo de Cromwell – 1648 – 1658, é correto afirmar que: A – inaugurou a industrialização e a maquinofatura em todo o Reino Unido. B – transformou a Inglaterra numa potência naval, em função dos Atos de Navegação. C – foi coroado, rei por decisão unânime das Câmaras dos Comuns e dos Lordes D – liderou os levellers e os diggers na guerra civil contra o rei despótico Jaime II. 08 – Marat, Robespierre e Danton, expoentes da Revolução Francesa, identificavam-se com os A – membros da aristocracia. B – ideais do clero e da nobreza. C – propósitos dos jacobinos. D – interesses do partido girondino. 09 - "Quando na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o poder legislativo se junta ao executivo, desaparece a liberdade. Não há liberdade se o poder judiciário não está separado do legislativo e do executivo. Se o judiciário se unisse com o executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa ou o mesmo corpo de nobres, de notáveis, ou de populares, exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de ordenar a execução das resoluções públicas e o de julgar os crimes e os conflitos dos cidadãos". ( DO ESPÍRITO DAS LEIS, 1748) As idéias contidas no texto anterior A – estão identificadas com a constituição do Estado de Direito e com a oposição ao absolutismo. B – defendem um Estado forte e centralizado como garantia para a estabilidade da nação. C – fazem parte da obra de Rousseau, importante autor do iluminismo francês do século XVIII. D – foram fundamentais para a Revolução Gloriosa que liquidou o absolutismo na Inglaterra. E – foram repudiadas pelos norte-americanos por ocasião da elaboração de sua constituição. 10 - "A Revolução Francesa dominou a história, a própria linguagem e o simbolismo da política ocidental, desde sua irrupção até o período que se seguiu à Primeira Grande Guerra Mundial". Eric Hobsbawm. Dos elementos mostrados a seguir, assinale aquele que não é uma contribuição da Revolução Francesa para a posteridade ocidental. A – Igualdade Social. B – Igualdade Jurídica. C – Propriedade privada. D – Estado laico. 11 - "Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos". Assim se refere o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções sociais, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas. Estas observações se aplicam: a) às Monarquias Constitucionais. b) ao Despotismo Esclarecido. c) às Monarquias Parlamentares. d) ao Regime Social-Democrático. 12 - Entre os séculos XVI e XVIII ocorreram diversas transformações culturais na Europa ocidental. Assinale a seguir a opção que identifica corretamente uma dessas transformações: a) o desenvolvimento do pensamento científico, nos séculos XVII e XVIII, baseava-se na crítica, no empirismo e no naturalismo. b) o movimento reformista, no século XVI, caracterizou-se por uma unidade de pensamento e práticas nos diversos países nos quais se difundiu. c) a Contra-Reforma, expressa no Concílio de Trento, entre 1545 e 1563, alterou os dogmas católicos a partir de um enfoque humanista, que extinguiu os Tribunais da Santa Inquisição. d) o Iluminismo, no século XVIII, baseando-se no racionalismo, criticou os fundamentos do poder da Igreja, apoiando os princípios do poder monárquico absoluto. e) o Liberalismo econômico, na segunda metade do século XVIII, criticava o sistema colonial, defendendo a manutenção dos monopólios como geradores de riqueza da sociedade. 13 - "A população, quando não controlada, aumenta numa razão geométrica. A subsistência aumenta apenas em proporção aritmética...Isso significa um controle forte e constante sobre a população, provocado pela dificuldade de subsistência. Essa dificuldade deve recair em alguma parte e deve necessariamente ser fortemente sentida por grande parte da humanidade... ..." O autor desse texto A – acredita que o Estado não deveria interferir na economia, apesar da existência da explosão demográfica. B – defende o livre cambismo como a melhor opção para o combate à pobreza e à desigualdade social. C – propõe o controle da natalidade como adequado para evitar maiores danos e sofrimentos na sociedade. D – propõe uma ação identificada com os pressupostos mercantilistas, ou seja, o controle da natalidade. 14 – "Estas colônias unidas são e, por direito, devem ser Estados Livres e Independentes." (Declaração de Independência dos EUA - 4 de julho de 1776). Primeira colônia americana a se tornar independente, os Estados Unidos assumiram no século XIX a) uma posição estimulante aos movimentos revolucionários, contestando as estruturas tradicionais do poder vigente em grande parte da Europa. b) uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando a controlar os abusos da burguesia. c) a identificação do Estado com a religião puritana, que seria obrigatória a todos os cidadãos. d) uma política de expansão colonial imperialista em direção à África e à Oceania, denominada de open door. 15 - Uma das características básicas do processo de independência das 13 colônias da América do Norte é: a) isolamento do movimento no contexto americano. b) ocorrência pacífica e baseada em acordo político c) adoção de uma constituição parlamentarista. d) alteração profunda da estrutura social vigente. e) preservação da unidade nacional e territorial. 16 - Durante a Revolução Inglesa, no século XVII, foi formado o Exército de Novo Tipo, liderado por Oliver Cromwell, de que participavam, além da classe mercantil, da gentry, dos pequenos proprietários camponeses e de trabalhadores urbanos, segmentos mais radicais, que defendiam reformas profundas no Estado inglês. É CORRETO afirmar que esses segmentos eram constituídos A) pelos tories, que visavam ao fechamento do Parlamento e à instituição de um governo popular, e pelos whigs, defensores da abolição da propriedade privada. B) pelos levellers, que reivindicavam a democratização, a extensão do sufrágio e uma maior igualdade perante a lei, e pelos diggers, defensores da posse comum das terras. C) pelos landlords, que buscavam a implantação do sufrágio universal e a extensão do voto às mulheres, e pelos warlordists, que pregavam a luta armada do povo contra o Parlamento. D) pelos saint-simonistas, que defendiam o fim do sistema monárquico, e pelos owenistas, defensores da abolição da Câmara dos Lordes 17 - Leia este texto: Antes, Napoleão havia levado o Grande Exército à conquista da Europa. Se nada sobrou do império continental que ele sonhou fundar, todavia ele aniquilou o Antigo Regime, por toda parte onde encontrou tempo para fazê-lo; por isso também, seu reinado prolongou a Revolução, e ele foi o soldado desta, como seus inimigos jamais cessaram de proclamar. LEFEBVRE, Georges. A Revolução Francesa. São Paulo: IBRASA, 1966. p. 573. Tendo-se em vista a expansão dos ideais revolucionários proporcionada pelas guerras conduzidas por Bonaparte, é CORRETO afirmar que A) os governos sob influência de Napoleão investiram no fortalecimento das corporações de ofício e dos monopólios. B) as transformações provocadas pelas conquistas napoleônicas implicaram o fortalecimento das formas de trabalho compulsório. C) Napoleão, em todas as regiões conquistadas, derrubou o sistema monárquico e implantou repúblicas. D) o domínio napoleônico levou a uma redefinição do mapa europeu, pois fundiu pequenos territórios, antes autônomos, e criou, assim, Estados maiores. 18 – Leia o texto com atenção. "Como sairão das Universidades os que hão de governar, se não há Universidade na América onde se ensine os fundamentos da arte do governo, que é a análise dos elementos peculiares dos povos da América Os jovens saem ao mundo olhando-o através de lentes ianques ou francesas, aspirando dirigir um povo que não conhecem (...) Resolver o problema depois de conhecer seus elementos é mais fácil do que resolver o problema sem os conhecer. (...) Conhecer o país é governá-lo conforme o conhecimento, é o único modo de livrá-lo de tiranias (...) Nossa Grécia é preferível à Grécia que não é nossa (...) não há pátria na qual possa ter o homem mais orgulho do que em nossas dolorosas repúblicas americanas." (José Martí. Nossa América) A partir do extrato acima é correto afirmar: A - A proposta de Martí consiste em valorizar os elementos norte-americanos, franceses e gregos em detrimento dos demais para compreender a sociedade na qual vivemos e poder transformá-la. B - Uma visão das Universidades na América como instituições não formadoras de conhecimento sobre a própria realidade em que estão inseridas, resultando na preparação de jovens sem competência para governar seus países. C - Uma crítica às Universidades norte-americanas e francesas que não formam os jovens para a compreensão das sociedades latino-americanas, fato que dificulta a formação de lideranças entre os jovens. D - Uma crítica ao desconhecimento de todos acerca dos relevantes problemas latino-americanos e, portanto, simultaneamente, uma justificativa das tiranias dos caudilhos na antiga América espanhola. 19 - A execução de Tiradentes teve um sentido bem mais amplo que o de um enforcamento. Tratava-se de uma punição exemplar: esquartejar, exibir o corpo nos locais onde os "crimes" foram praticados, salgar terrenos e demolir casas faziam parte do esforço de apagar a memória do "criminoso" e reavivar a memória da punição de seus crimes. Por estas práticas, afirmava-se o poder do soberano e incutia-se temor em seus súditos. (Adaptado da série REGISTROS, nŽ 15, DPH, 1992) Os inconfidentes mineiros NÃO pretendiam: A – Promover o levante nas diversas capitanias com objetivo de conseguir adesão nacional ao projeto de emancipação. B – A criação de fábricas e escolas e a instalação da capital na cidade de São João Del Rei. C – O rompimento do pacto ou exclusivo colonial português e, por meio dos ideais iluministas, criar uma nação livre do jugo europeu. D – Iniciar a rebelião no dia da decretação da derrama, a fim de contar com o apoio da população das Minas Gerais. Questões discursivas – Não ultrapasse o espaço reservado para a resposta. 20 - "O monopólio do comércio da colônia, portanto, com todos os outros expedientes mesquinhos e malignos do sistema mercantilista, deprime a indústria de todos os outros países, mas principalmente a das colônias, sem que aumente em nada - pelo contrário, diminui - a indústria do país em cujo benefício é adotado". (Adam Smith, A Riqueza das Nações.) 1 – Identifique a doutrina da qual faz parte Adam Smith. _____________________________________________ 2 – Aponte o alvo da crítica de Adam Smith. _____________________________________________ 3 – Cite duas características do mercantilismo que se opõem aos princípios defendidos pela doutrina mencionada no item 1. ______________________________ ______________________________ 21 - "Na verdade, os regimes mais profundamente comprometidos com a economia de 'laissez-faire' eram também às vezes, e notadamente no caso dos EUA de Reagan [1980-1988] e da Grã-Bretanha de Thatcher [1979-1990], profunda e visceralmente nacionalistas e desconfiados do mundo externo. O historiador não pode deixar de notar que as duas atitudes são contraditórias." (Eric Hobsbawm, A Era dos Extremos) Explique a contradição apontada pelo autor do texto. ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 22 - "Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob influência da Revolução Industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa." (Hobsbawm, E. J., "A Era das Revoluções", 1789-1848.) Utilizando o texto acima como ponto de partida para a compreensão da História da América, explique como os fatos nele citados contribuíram para a emancipação da América Latina. ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 23 - “O que significa a frase ‘a revolução industrial’ explodiu? Significa que a certa altura da década de 1780, e pela primeira vez na história da humanidade, foram retirados os grilhões do poder produtivo das sociedades humanas, que daí em diante se tornaram capazes da multiplicação rápida, constante, e até o presente ilimitada, de homens, mercadorias e serviços. [...] Sob qualquer aspecto, este foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental.” HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções: Europa 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. p. 44-5. 1. CITE e ANALISE dois fatores que tornaram possível o pioneirismo inglês no processo de industrialização. ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 2. EXPLIQUE uma das razões por que a indústria têxtil se tornou o setor de ponta nos primórdios da industrialização. ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________