segunda-feira, 16 de março de 2009

A Inquisição católica

Aula Temática: História

A Inquisição Católica – Origem e ação na Europa moderna e nas áreas coloniais ibéricas

Prof. Newton Miranda




01 - UNICAMP - Em 1478, o Papa Sisto IV assinou uma Bula na qual fundou uma nova Inquisição na Espanha. Redigida como resposta à petição dos reis católicos, essa Bula atribuía a difusão das crenças e dos ritos judaicos entre os cristãos novos de Castela e de Aragão à tolerância dos bispos e autorizava os reis a nomear três inquisidores para cada uma das cidades ou dioceses dos reinos.
(Adaptado de Francisco Bethencourt – História das Inquisições)

1 – A partir do texto identifique os aspectos que definem a novidade da Inquisição fundada pelo Papa Sisto IV.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – Quais as mudanças vividas pelos judeus na Espanha entre os séculos XV e XVI.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Cristão novo – judeu convertido ao cristianismo

02 – A figura seguinte mostra um auto de fé.

Conceitue auto de fé e explique seu caráter público.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


03 - Na Europa Ocidental dos nossos dias, em conseqüência do processo de integração, verifica-se um problema parecido com o que existiu durante a Baixa Idade Média. Trata-se do problema de articulação das três esferas do poder político: o poder local, o poder do Estado-Nação e o poder supranacional.
IDENTIFIQUE as três esferas de poder existentes no período medieval.
______________________________________________________________________________________________________________________________

04 - O Cristianismo criou profundas raízes na Europa, modelando a sociedade em seus diferentes aspectos. Discorra sobre os primórdios medievais da Inquisição e enumere alguns de seus abusos.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05 – COMPARE as ações do Tribunal do Santo Ofício efetuadas nas Américas hispânica e portuguesa.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

06 – Leia o texto abaixo com atenção.

No dia 09 de junho de 1591, domingo da Santíssima Trindade, desembarcaria nas costas da Bahia uma nau oriunda do reino, transportando o novo governador-geral, D. Francisco de Souza. Nesta mesma embarcação, chegava Heitor Furtado de Mendonça, licenciado do Santo Ofício designado para visitar as partes brasílicas. Era a primeira vez que o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição português enviava um representante para visitar a América lusa. O primeiro visitador passara por variadas investigações sobre sua limpeza de sangue. Fora constatada sua pureza sanguínea e competência nas letras e sã consciência pelo próprio inquisidor-geral, o Cardeal Arquiduque Alberto, que o nomeou para chefiar a visita.
Utilizando o texto e tendo em vista seus conhecimentos sobre o assunto, ANALISE as ações inquisitoriais católicas no Brasil e na América Espanhola.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


07 – UFMG - Em janeiro de 1592, Brás Dias, mameluco, natural da cidade da Bahia, confessou perante a Mesa da Santa Inquisição que, durante quatro ou cinco anos, andando pelo sertão, fizera parte, junto com os gentios, de uma seita chamada Santidade, que funcionava na fazenda de Fernão Cabral, em Jaguaripe. A seita era dirigida por um índio chamado Antônio, que tinha sido criado pelos jesuítas nas missões. Entre outras coisas, esse Antônio, que era casado, batizava os próprios filhos, utilizando duas candeias acesas e um prato d.água, e chamavam a si próprios com os nomes de Jesus e de Santa Maria. Nos cultos, celebrados ao pé de cruzes metidas no chão em montes de pedra, uivavam e se comportavam como macacos, sem regras nem ordem, cometendo vários deslizes heréticos.

Texto baseado em documentos transcritos em VAINFAS, Ronaldo (Org.).
Confissões da Bahia. São Paulo: Companhia da Letras, 1997.
Esse testemunho demonstra que

A) os missionários indígenas formados nas reduções jesuíticas reproduziam com perfeição os ritos católicos por toda a Colônia.
B) a ação dos párocos, nos dilatados sertões da Colônia, levava a que os índios internalizassem os dogmas católicos aprendidos com os jesuítas.
C) a religiosidade popular na Colônia se caracterizava pelo sincretismo e assimilava mais facilmente os aspectos exteriores do culto católico.
D) os indígenas aceitavam livremente as regras e a ortodoxia dos preceitos do culto católico, dispondo-se a imitá-los mesmo no sertão mais bravio.

08 – O texto abaixo, produzido pelo Departamento de História da USP, trata das ações inquisitoriais no Brasil e no Reino. Leia-o com atenção e responda ao que se pede.

“Os jesuítas foram na colônia os grandes aliados dos Inquisidores.
O Bispo do Brasil, apesar de não pertencer aos quadros da Inquisi­ção, também tinha autorização para abrir devassas, colher informações sobre os hereges e prender os suspeitos. Os Comissários e Familiares não estavam submetidos ao Bispo e respondiam diretamente a Portugal. Pos­suindo tantos poderes, o Bispo, o Comissário, o Familiar se degladiavam muitas vezes por ambição, confrontando‑se em posições rivais, cada qual querendo tirar as vantagens de sua autoridade. Os Comissários eram sempre membros do clero, enquanto os Familiares eram leigos.
As funções dos Familiares do Santo Ofício eram semelhantes à do Comissário: colher informações, investigar, confiscar, prender. Os Familia­res constituíam uma rede semelhante à da Gestapo durante a Alemanha nazista. Um dos requisitos fundamentais para a obtenção da familiatura era o da limpeza de sangue. O Regimento de 1640, em Portugal, diz que os Comissários e Familiares tinham de ser cristãos velhos de limpo sangue, sem raça de mouro, judeu ou gente novamente conver­tida à Santa Fé e sem fama em contrário (...)”.
(Anita Novinsky “ A Igreja no Brasil colonial – agentes da Inquisição” in Anais do Museu Paulista, São Paulo, tomo 33, p.17-34, 1984.)



1 – Por que a autora compara a ação inquisitorial com a ação da Gestapo nazista?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2 – Explicite a diferença entre Comissários e Familiares e apresente as funções dos mesmos no seio das ações inquisitoriais.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

TRABALHO DE ATUALIDADES

TRABALHO DE ATUALIDADES
3ª série integral - 2009
PROF. NEWTON MIRANDA

Este trabalho deverá ser entregue até o dia 30 de março de 2007
Componentes do grupo (quatro ou cinco membros)

________________________________________ nº _____
________________________________________ nº _____
________________________________________ nº _____ Turma _______
________________________________________ nº _____
________________________________________ nº _____


01 – Estudo de mapas.

Colocar, no espaço seguinte, os seguintes mapas:

A – Mapa da Índia, do Paquistão e de Bangladesh – localizar a região de Caxemira.

















B – Mapa do Irã – localizar os países que fazem fronteira com o Irã.














C – Mapa dos Estados Unidos – Localizar o Estado cuja capital é a cidade de Nashville.















D – Mapa da África do Sul – localizar a África no Sul no continente africano.










02 – Faça uma pequena biografia sobre os seguintes personagens históricos e incluir uma imagem dos mesmos em seguida.

2.1 – Mohandas Gandhi
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Imagem:










2.2 – Xá Reza Pahlevi
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Imagem








2.3 – Aiatolá Khomeini
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Imagem







2.4 – Jim Lawson (ativista na luta contra a segregação)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Imagem








2.5 – Martin Luther King
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Imagem






2.6 – Barack Obama
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Imagem







2.7 – Frederik De Klerk
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Imagem






2.8 – Nelson Mandela
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Imagem





2.9 – Desmond Tutu
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Imagem








­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________







03 – Faça um breve histórico sobre a origem do islamismo e diferencie sunitas e xiitas.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04 – Apresente um artigo de jornal, revista ou internet que relacione a Al-Qaeda à questão da Caxemira.












05 – Apresente um artigo de jornal, revista ou internet que trate dos atentados de Mumbai (2007) na Índia.









06 – Faça uma relação entre as olimpíadas de 1968 com a questão do racismo nos EUA. Acrescente uma imagem acerca desta relação.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


07 – Dê um exemplo de sit in feito em Nashville em 1960, na luta pelos direitos civis e contra a segregação nos EUA.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

08 – Apresente uma imagem sobre a segregação racial nos EUA.







09 – Analise as principais ações internacionais feitas contra a África do Sul a fim de combaterem o apartheid.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10 – Faça um pequeno texto sobre os desafios socioeconômicos da África do Sul após o apartheid.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


11 – Apresente uma imagem sobre o apartheid