terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Reta Final - continuação

23 - Resposta livre - verifique a questão anterior.


24 - O racismo tornou-se crime inafiançável; As empresas de maior porte devem possuir um determinado número de trabalhadores com necessidades especiais; etc.

25 - Figura 1 - Plano Cruzado; congelamento de preços e de salários.
Figura 2 - Plano Brasil Novo (Plano Collor) ; bloqueio dos cruzados depositados em contas correntes, poupança e outras aplicações financeiras em bancos.
Figura 3 - Plano Real ; criação de uma nova moeda - real - ancorada no dólar.


Ótima prova. Que Deus ilumine seu caminho na Universidade.
Luz e Paz.
Newton Miranda

Reta Final - Sugestão de respostas (Brasil República)

RETA FINAL HISTÒRIA – 2010 – SOMA
SUGESTÃO DE RESPOSTAS
QUESTÕES 01 A 25, PAG. 63 EM DIANTE
PROF. NEWTON MIRANDA



01 –
O Partido Republicano agregou os setores de oposição ao Império e, nos últimos anos do Segundo Reinado, tornou-se uma importante força política. A elite cafeicultora paulista, insatisfeita com o unitarismo e os ex-proprietários de escravos, revoltados com a não indenização pela abolição da escravatura, aumentaram os quadros do Partido.

02 –
a) A resposta está no texto.
b) Predomínio dos militares no governo federal e consolidação da república no Brasil.

03 –
Fim da união da Igreja Católica ao Estado e instituição do Estado laico.

04 –

a) O voto universal e secreto substituiu o voto universal masculino. Além disso, foi instituída a Justiça Eleitoral com a finalidade de coibir as fraudes e fiscalizar o processo eleitoral.

b) O sistema eleitoral era marcado pela fraude e manipulação dos votos dos eleitores das áreas rurais, prática denominada de voto de cabresto ou de curral eleitoral.

05 –
Washington Luis defende a ação arbitrária do Estado na solução dos problemas sociais, ou seja, prega a repressão às demandas das camadas populares. Vargas, ao contrário, defende a articulação entre o Estado e o povo, especialmente trabalhadores e os mais pobres, notadamente paternalista em relação ao povo.

06 –
O cangaceiro é fruto de uma realidade marcada pela pobreza, seca, falta de oportunidades e concentração fundiária. Essa realidade provoca o surgimento de um grande contingente de pessoas sem amparo e possibilidades, que, muitas vezes, encontram no cangaço uma alternativa – violenta – de vida.

07 –
a) Nos períodos colonial e imperial, o trabalho braçal era considerado aviltante e relacionado à condição dos escravos e das pessoas inferiores. As pessoas de bem não trabalhavam.

b) Na Era Vargas, o trabalho foi elevado à condição algo de valor e necessário à grandeza da Nação. A propaganda exalta a importância do trabalhador para o País.

08 –

Ao longo do governo Vargas, as relações entre o Estado e as camadas urbanas foram caracterizadas pelo governo paternalista e responsável pelas conquistas dos trabalhadores, tais como férias, salário mínimo e outras. Além disso, o governo impôs um controle rigoroso aos sindicatos, conhecido como peleguismo.

09 –

O golpe de 1937, que inaugurou o Estado Novo, foi considerado como necessário, uma vez que Vargas estava salvando o Brasil de nova ameaça marxista que, de fato, não existia. A Intentona Comunista, liderada por Prestes em 1935, serviu como base para a justificativa utilizada por Getúlio para a defesa do Brasil diante da possibilidade de novo levante comunista.

10 –

No plano interno, a ação do Estado, especialmente após o advento da Era Vargas. O governo federal tornou-se o principal agente da industrialização, empreendendo diversas ações, especialmente na criação de indústrias de base e de infra-estrutura.
No plano externo, a abertura para o investimento do capital estrangeiro, notadamente oriundo dos Estados Unidos, representado pela chegada de investidores e de empresas multinacionais.

11 –

A intervenção do Estado na educação, de tal forma que, desde os primeiros anos escolares, o indivíduo relacione a nacionalidade com o regime político implantado no País.
Vargas recorreu intensamente aos meios de comunicação, subordinados ao DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), a fim de consolidar a relação da imagem do ditador à identidade nacional.

12 –

a) Bossa Nova

b) A bossa nova surgiu no contexto do programa desenvolvimentista iniciado por JK. O próprio presidente foi apelidado de “Bossa Nova”, uma vez que o novo estilo musical identificava-se com a modernidade imprimida por JK ao Brasil, especialmente, pelas realizações do Plano de Metas.


13 –

O Plano de Metas foi o principal esteiro da política econômica de JK. Objetivava o desenvolvimento industrial, a modernização e a integração das regiões ao progresso. Foi marcante o investimento estatal combinado com o aporte de capital externo. A elevação da inflação e do déficit público foram efeitos colaterais dos anos JK.

14 –

a) a manutenção do parlamentarismo ou o retorno ao presidencialismo.

b) a população, em grande maioria, votou pelo retorno ao presidencialismo.

c) João Goulart assumiu plenamente a chefia de governo do País, podendo, assim, encaminhar o seu projeto de Reformas de Base. As forças conservadoras e de oposição organizaram-se contra Jango, fato que culminou na derrubada do presidente em 1964.

15 –

O AI 5 estabeleceu poderes excepcionais para o presidente da República que, entre outras coisas, poderia fechar o Congresso e intervir nos Estados, além de poder determinar a cassação e a suspensão dos direitos políticos dos cidadãos brasileiros. O AI 5 é considerado como a explicitação da Ditadura no Brasil.

16 –

a) A ruptura ocorreu com o golpe civil e militar que derrubou um presidente legalmente eleito – João Goulart. O novo regime instituiu formas controladas de disputa política ao permitir o funcionamento do Congresso e dos legislativos estaduais e municipais, além de permitir o funcionamento de partidos políticos – Arena e MDB – este último de oposição controlada pelo governo.


b)
A imposição do AI 5 que estabeleceu a hipertrofia do executivo federal e deu ao presidente da República poderes excepcionais; a institucionalização da tortura que foi utilizada largamente pelos órgãos ligados à repressão contra os opositores do regime; a sistemática cassação e suspensão dos direitos políticos dos cidadãos brasileiros a fim de conter a oposição à ditadura.

17 –

a) As greves mobilizaram os trabalhadores contra a concentração de renda e contra o arrocho salarial que vitimava grande parte do povo. Nesse contexto, as greves incentivaram a organização e a mobilização de outros segmentos e oposição e, assim, contribuíram decisivamente para o fim do regime militar no Brasil.

b) O fim do AI 5 (Geisel) e a Anistia (Figueiredo)

18 -

a) Diretas Já.

b) Apoiar a emenda Dante de Oliveira que tramitava no Congresso e que, se fosse aprovada, estabeleceria eleições diretas para a sucessão de Figueiredo.

19 -

a) Estabeleceu o direito de voto para os menores de 18 e maiores de 16 anos e para os analfabetos; considerou o racismo como crime inafiançável; estabeleceu o mandado de injunção, que permite à sociedade exigir que o Estado cumpra a Constituição Federal.

b)

20 – resposta de acordo com o texto

21 –
Na Era Vargas, o Estado exerceu um papel significativo na economia, tornando-se o principal agente da industrialização e empreendendo obras de infra-estrutura e criando industrias de base, como a CSN. O governo de FHC é caracterizado pela intensificação do processo de privatização, ou seja, o desmonte do Estado inaugurado por Vargas, uma vez que o governo reduziu drasticamente seu papel na economia, especialmente por meio da venda de estatais.

22 –

a) Os Estados e Municípios dependem do governo federal que, recorrendo ao seu poder de dono das principais verbas e receitas nacionais, consegue, num acordo fisiológico com o Congresso e partidos aliados, uma base parlamentar sólida e dócil que, via de regra, atende às exigências do Executivo Federal.

b) A História Republicana brasileira é repleta de exemplos de autoritarismo por parte do governo federal. O executivo federal hipertrofiado marcou o país durante o regime militar e ao longo da Era Vargas, sendo importantes fundamentos para a tradição de governos autoritários e centralizadores.

c) O fisiologismo, no qual partidos e governo federal barganham apoio em troca de verbas e de cargos; a disseminação da corrupção, tal como o mensalão.