terça-feira, 25 de janeiro de 2011

UFMG 2011 - SUGESTÃO DE RESPOSTAS

PROVA DE 2ª. ETAPA UFMG – 2011
HISTÓRIA
SUGESTÃO DE RESPOSTAS – PROF. NEWTON MIRANDA

Questão 01
1 – Metalismo (prática mercantilista)
2 – O objetivo era acumular metais preciosos –ouro e prata – a fim de proporcionar o enriquecimento e o fortalecimento do Estado.
3 – Carente de manufaturas, a Espanha adquiria produtos de outras nações européias, tais como a França e a Inglaterra, grande produtoras manufatureiras. A balança comercial deficitária implicava saída de metais preciosos para a aquisição de produtos necessários ao país. Além disso, o contrabando e a pirataria praticados na Espanha e em suas colônias também provocavam a evasão do metal precioso.
Questão 02
1
Tratado de Tordesilhas
Esse tratado estabeleceu um meridiano para definir as possessões de Portugal e Espanha no Novo Mundo. Observa-se que a Espanha ficou com área maior no continente americano, uma vez que o interesse lusitano, na ocasião, concentrava-se mais no contorno do continente africano a fim de buscar a rota para as Índias.
Tratado de Madrid
Esse tratado estabeleceu uma ampliação das possessões portuguesas e, consequentemente, reduziu os territórios espanhóis na América. Enquanto o Tratado de Tordesilhas utilizava um meridiano como referencial para a delimitação de fronteiras, o Tratado de Madrid recorreu, principalmente, à utilização de referências naturais – montanhas, rios – e à questão da efetiva ocupação – uti possidetis – a fim de definir as novas fronteiras coloniais luso-espanholas na América.
2
Tratado de Tordesilhas
O Tratado de Tordesilhas foi firmado no auge das Grandes Navegações, processo caracterizado pela ação de espanhóis e, principalmente, dos portugueses. Nesse cenário, Portugal impôs seus interesses. Apesar de atuar na costa africana, em busca de uma rota para as Índias, os portugueses consolidaram sua hegemonia ao rejeitarem a Bula papal Intercoetera, que estabelecia um meridiano a fim de definir as possessões luso-espanholas nas terras recém descobertas na América. Os portugueses conseguiram, com Tordesilhas, um meridiano traçado mais a oeste e, com isso, conquistaram uma parte do Novo Mundo.
Tratado de Madrid
Em função da União Ibérica, ocorreu um avanço de portugueses e brasileiros em direção às terras espanholas na América. Além disso, a pecuária, a extração de drogas do sertão, o bandeirantismo e o descobrimento do ouro, também alargaram as fronteiras do Brasil que, em muito, superavam os limites originais de Tordesilhas que, na prática, não mais eram respeitados. Assim, as Coroas de Portugal e Espanha definiram novo acordo, denominado Tratado de Madrid, no qual foi utilizado o principio do uti possidetis, ou seja, a terra pertence a quem efetivamente a ocupa. Esse tratado objetivava definir melhor as possessões luso-espanholas e solucionar os constantes conflitos nas regiões fronteiriças.

Questão 03

Os Ingleses recorriam às práticas comerciais com os principais países. Em função da Revolução Industrial, a Inglaterra assumiu a hegemonia mundial e impôs, consequentemente, seu domínio econômico aos quatros cantos do mundo. A partir de tratados e acordos comerciais vantajosos, tais como o Tratado de Methuen, firmado com Portugal, os ingleses ganharam mercados e abriram portos para suas mercadorias. A França napoleônica, principal rival dos ingleses, não possuía o mesmo avanço tecnológico na área industrial e, portanto, estava aquém das Ilhas Britânicas na produção de artigos industriais e no comércio internacional. Para impor seus interesses e superar os ingleses, Napoleão Bonaparte utilizou aquilo que a França possuía de superior – o poderio de seu extraordinário exército – para bloquear o comércio entre a Europa e a Inglaterra a fim de destruir os ingleses por meio do estrangulamento do comércio internacional britânico, estratégia que, apesar de um aparente sucesso inicial, mostrou-se um fracasso retumbante.

Questão 04
1 –
A) Região Norte
Fator – Extrativismo da borracha
Análise – O desenvolvimento econômico da região, em função da expansão do extrativismo da borracha, produto fundamental para o desenvolvimento industrial europeu e norte-americano no final do século XIX, atraiu levas de indivíduos estrangeiros para os principais pólos produtores, a fim de buscarem fortuna no comércio com seringueiros e seringalistas. Desse modo, a região Norte atraiu muitos imigrantes europeus.
B) Região Sul
Fator – Doação de terras para a colonização.
Análise – O governo imperial buscou ocupar determinadas áreas nas quais havia vazios demográficos, a partir da doação de terras para imigrantes que, além de ocuparem as regiões que interessavam ao governo brasileiro, estimulavam a economia com sua experiência adquirida na lavoura européia.
Segunda opção de resposta (considerando que o Sudeste também é Sul)
Fator- Expansão da economia cafeicultora
Análise – Havia necessidade de braços para o trabalho nas lavouras cafeicultoras. O fim do tráfico negreiro e a falta de mão de obra fizeram com que fazendeiros e governo imperial buscassem no imigrante a solução para a questão.

2 –
Norte – A imigração nessa região, na época assinalada na tabela, foi caracterizada, especialmente, pela chegada de indivíduos ligados ao comércio e fixados nas cidades de Belém e Manaus. Desse modo, a imigração teve um perfil mais urbano e relacionado às atividades típicas das cidades. Destacaram-se, no período, os imigrantes do Oriente Médio, tais como libaneses, turcos, sírios, judeus, etc.
Sul – O governo imperial doou terras para os imigrantes que estabeleceram colônias em várias regiões do Sul do país. A agricultura foi a principal atividade exercida pelos recém chegados que recebiam glebas de terra para o cultivo. Vieram, na época assinalada pela tabela, ucranianos, alemães, italianos, poloneses, suíços, entre outros.
Segunda sugestão para o Sul
A Lei de Terras estabelecia que as terras devolutas somente poderiam ser adquiridas mediante a compra feita pelo interessado. Desse modo, os imigrantes, especialmente italianos, que chegavam às regiões cafeicultoras, eram submetidos aos interesses dos fazendeiros e transformavam-se em mão de obra farta e barata.

Questão 05

1 –
Reivindicações – Instituição do voto secreto e universal; derrubada da República Oligárquica, moralização da República, instituição da moratória da divida externa; reforma agrária; melhoria das condições da caserna; combate às desigualdades sociais; oposição ao imperialismo; industrialização, etc.

2 –
A) Ação 1 -
A Revolta do Forte de Copacabana foi o primeiro levante tenentista, cujo objetivo era contar com o apoio de outras unidades militares e, a partir daí, derrubar o presidente Arthur Bernardes, representante do poder oligárquico e alvo de forte oposição dos oficiais de baixa patente. O levante não contou com a adesão esperada pelos seus líderes e foi sufocado pelo governo.
B) Ação 2 –
A Coluna Prestes foi o mais importante movimento tenentista. Teve inicio no Sul do país e contou com a participação de tenentes de outros Estados. Liderado por Luis Carlos Prestes, o movimento percorreu o Brasil, a fim de conquistar a adesão das camadas populares, especialmente dos camponeses, uma vez que a reforma agrária era uma das bandeiras da Coluna. Enfraquecido, o movimento exilou-se na Bolívia.
Questão 06
1 – Identificação
Centralização política; governo militar (participação dos militares no poder) ; concentração de renda (manutenção da desigualdade social); imposição da tortura; restrição da democracia; etc.
2 – Explicação
Prevaleceu, na América Latina mencionada na charge, a implantação de regimes militares que impuseram um governo arbitrário, censurador, centralizador e, via de regra, recorrendo ao anticomunismo como argumento para suas ações ditatoriais. Com o apoio dos Estados Unidos e no contexto da Guerra Fria, essas ditaduras emergiram como alternativa para barrar a expansão do comunismo na América Latina, principalmente depois da Revolução Cubana, fato que ameaçou a hegemonia norte-americana na região.