terça-feira, 26 de agosto de 2008

AULA TEMÁTICA – HISTÓRIA
O ANTICOMUNISMO NO BRASIL
Prof. Newton Miranda

"Anticomunismo”, como o próprio nome diz, designa uma doutrina que se define por oposição ao comunismo. Nesse sentido, pode-se falar de anticomunismo desde que o comunismo existe. Ele ganha força, no entanto, a partir da revolução bolchevista de outubro de 1917, na Rússia, quando o comunismo se torna uma alternativa política real. Embora de fácil definição, o termo "anticomunismo" engloba um conjunto bastante heterogêneo de forças políticas e sociais. Católicos, liberais, militares, empresários, nacionalistas, fascistas e socialistas democráticos aparecem unidos por uma postura negativa, por se posicionarem contra um inimigo comum. Por isso, a convergência entre os diversos anticomunismos ocorre apenas em períodos percebidos como de aumento do "perigo comunista", geralmente de curta duração.

01 – Leia o texto seguinte com atenção.

“Mesmo sem um programa visível no processo que derrubou a República Oligárquica, o PCB logo se coloca como uma força política importante nesta nova quadra da história brasileira: é a organização que mais coerentemente enfrenta a maré-montante do integralismo, (...) que crescia no mundo. Já contando em suas fileiras com o concurso de Luis Carlos Prestes - o PCB articula uma grande frente nacional antifascista, propondo à sociedade um projeto de desenvolvimento democrático, antiimperialista e anti-latinfundiário (...)”.

A – IDENTIFIQUE o processo que resultou na derrubada da República Oligárquica,
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B – DENOMINE o partido que era a principal oposição ao PCB no Brasil e CITE uma proposta política desse partido de oposição.
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C – IDENTIFIQUE a frente nacional anti-fascista articulada pelo PCB.
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02 - Observe atentamente esta imagem:


Trata-se de um cartaz de propaganda produzido pela Ação Integralista Brasileira (AIB), partido político,
de inspiração fascista, que teve existência legal no Brasil entre 1932 e 1937.

1. ANALISE a mensagem política contida nesse cartaz, relacionando-a a um dos principais pontos
do ideário integralista.
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2. CITE e EXPLIQUE outro ponto da doutrina integralista, diferente do argumento central contido
nesse cartaz.
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03 – “Derrotada a insurreição de 1935, abate-se sobre o país uma vaga repressiva, que atinge o campo democrático, mas especialmente o PCB que, até inícios dos anos quarenta, viverá os seus piores dias. Mas nem essa duríssima clandestinidade impediu que os comunistas cumprissem com seus compromissos, até mesmo os internacionalistas”.
A respeito do trecho acima, responda as questões abaixo.

1 – Qual foi a insurreição de 1935 mencionada no texto?
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2 – APRESENTE dois elementos que comprovem, historicamente, que o PCB viveu, nos anos quarenta do século XX, “seus piores dias”.

A - _________________________________________
B - _________________________________________
3 – CITE e EXPLIQUE uma ação internacional do PCB no contexto da década de trinta do século XX.
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04 – A insurreição comunista de 1935 foi extremamente providencial para os planos futuros de Vargas. O golpe de 1937 necessitou, em sua gênese, dos acontecimentos de 1935.

EXPLIQUE o texto anterior tendo em vista os termos do Plano Cohen,
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05 – Em 1945, o PCB foi legalizado e, aparentemente, a onda anticomunista arrefeceu. Entretanto, após a inauguração do governo Dutra (1950), uma vaga anticomunista de grandes proporções atingiu o Brasil.
1 – ANALISE o cenário internacional que provocou o crescimento do anticomunismo na década de 1950 no Brasil.
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2 – IDENTIFIQUE duas medidas adotadas pelo governo Dutra contra os comunistas brasileiros.

A - _________________________________________
B - _________________________________________


06 – Os anticomunistas comemoraram o XX Congresso do PCUS (1956), presidido por Nikita Krushev.
EXP LIQUE a frase anterior.
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07 – “Não, não é brincadeira. A coisa é muito mais séria do que você pensa.A nomeação de dois comunistas para postos chaves da PETROBRAS, que era nossa e hoje é dos vermelhos, representam apenas um passo a mais. Cada dia, novos comunistas ou seus simpatizantes são empossados em postos chaves na nossa querida PÁTRIA. E você não ignore que eles farão tudo, apenas com um fito, servir à verdadeira pátria deles, a mãe pátria do abjeto comunismo. Eles brigam, se separam em grupos. Pequim, Moscou e Cuba, mas no fundo, todos servem ao mesmo senhor: o comunismo internacional.”
(Boletim distribuído nas Forças Armadas Brasileiras – junho de 1963 – FGV/ CPDOC)
1 – INDIQUE o presidente do Brasil à época do Boletim acima.
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2 – RELACIONE as informações contidas no texto acima com o golpe militar e civil de 1964.
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08 – Observe a imagem seguinte.

(19 de março de 1964 - SP – 500 mil pessoas participaram da Marcha da Família com Deus pela liberdade)
ANALISE contexto do movimento acima mostrado.
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09 – Em 1985, nos momentos iniciais da Nova República, especificamente no governo Sarney, os comunistas retornaram à legalidade. Entretanto, a legalidade não foi saboreada por muito tempo, uma vez que dois duros golpes internacionais foram desferidos contra o comunismo. O primeiro ocorreu em 1989.O segundo, ocorreu em 1991.
EXPLIQUE os acontecimentos de 1989 e de 1991 que abalaram os comunistas brasileiros.
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AS RELAÇÕES DE TRABALHO NA AMÉRICA COLONIAL
Prof. Newton Miranda





01 - IDENTIFIQUE as atividades produtivas e as relações de trabalho predominantes em cada uma das seguintes regiões, nos séculos XVI e XVII.

A) Nordeste brasileiro:
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B) Antilhas:
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C) México e Peru:
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D) Região Platina:
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E) Colônias Inglesas do Norte:
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F) Colônias Inglesas do Sul:
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02 - Leia o texto.

"Creio que nos últimos anos foi cercado mais da quarta parte de todo o condado de Derby... As vantagens que emanam dos cercamentos são muito grandes, o gado progride porque cada proprietário, emancipado dos costumes do lugar, desfruta de liberdade para melhorar o rebanho de acordo com seu próprio critério e a experiência demonstra que os animais de todos os cercados são, em geral, superiores aos dos campos comuns"
(BROWN, Thomas. Visão geral da AgricuJtura no Condado de Derby.1794.)

ANALISE os desdobramentos dos cercamentos nas relações de trabalho na América Inglesa.
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03 - Leia este trecho:

Transposta a segunda metade do século XVII, chegamos ao tempo em que vivem Fernão Dias Pais Leme, Pedro Vaz de Barros, Guilherme Pompeu de Almeida, a era dos potentados em arcos, poderosos em armas, homens de grande séquito. Já então os inventários se tornam menos precisos e minuciosos, e o cabeça de casal e os avaliadores nomeiam somente o que lhes parece digno de estimativa, desprezando os espetos de ferro e ninharias quejandas, que, à míngua de coisa
melhor, os processos anteriores não esqueciam de arrolar. No arranjo e adereço domésticos se reflete o aumento da riqueza privada, aumento que mais e mais se pronuncia à medida que se aproxima o ciclo da mineração.

ALCÂNTARA MACHADO, José de. Vida e morte do bandeirante. São Paulo/Brasília: Martins/INL, 1972. p.62.


Com base nas informações desse trecho,

ANALISE os principais aspectos econômicos ligados à ação dos bandeirantes.
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04 - Leia estes trechos em que se trata das relações de trabalho nas colônias da América:

I. As aldeias eram distribuídas entre os conquistadores, “que passavam a explorar-lhes o sobretrabalho sem, contudo, escravizar os índios. [...] podiam exigir tributos em gêneros [...] ou prestações de trabalho .” Os colonizadores deveriam, em contrapartida, defender as aldeias e evangelizar os índios.

II. “Cada comunidade deveria fornecer, periodicamente, uma quantidade de trabalhadores para as atividades coloniais [principalmente nas minas]. [...] Pelo trabalho [...], os índios deveriam receber um salário, parte do qual obrigatoriamente em moeda (ou metal), a fim de que pudessem pagar o tributo régio.”

III. “Na hacienda praticou-se, largamente, o sistema de endividamento de trabalhadores, a fim de retê-los na propriedade. [...] o trabalhador recebia como salário um crédito na tienda de raya (onde retirava alimentos, roupas, etc.), além de um lote mínimo de subsistência.”

IV - ... quem vir na escuridão da noite aquelas fornalhas tremendas, perpetuamente ardentes; as labaredas que estão saindo a borbotões de cada uma pelas duas bocas, ou ventas, por onde respiram o incêndio; os etíopes, ou ciclopes, banhados em suor tão negros como robustos que subministram a grossa e dura matéria ao fogo [...] não poderá duvidar, ainda que tenha visto Etnas e Vesúvios, que é uma semelhança de inferno.

Considerando-se as formas de exploração do trabalho neles descritas, os trechos I, II, III e IV referem-se, respectivamente, a

I - ____________________________________________________________

II - ____________________________________________________________

III -____________________________________________________________

IV -­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­____________________________________________________________

05 - Considerando as transformações que abriram caminho para o surgimento do Mundo Moderno, ANALISE o impacto dessas mudanças sobre

1. as relações de trabalho.
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2. a distribuição socioespacial da população.
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06 - Considerando-se a população escrava negra no Brasil até o final do século XVIII, é CORRETO afirmar que houve

A) crescimento vegetativo constante, devido à ausência de qualquer tipo de controle de natalidade junto à população escrava.
B) declínio progressivo da população negra alforriada, em razão da necessidade de se manter a mão-de-obra escrava.
C) equilíbrio entre os escravos do sexo feminino e masculino, com o objetivo de garantir o crescimento da população cativa.
D) necessidade de repor constantemente a mão-de-obra escrava com negros trazidos da África, para suprir uma forte demanda.




07 – Leia os versos.

“Seiscentas peças barganhei-- Que pechincha! -- no Senegal;A carne é rija, os músculos de aço,Boa liga do melhor metal. Em troca dei só aguardente,Contas, latão -- um peso morto!Eu ganho oitocentos por centoSe a metade chegar ao porto”.

1- IDENTIFIQUE a atividade econômica mencionada nos versos acima.
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2 - APRESENTE a idéia central de cada estrofe.
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08 - EXPLIQUE a opção pelo escravismo negro na América portuguesa.
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09 - Leia os textos abaixo.

"... Não castigar os excessos que eles [os escravos] cometem seria culpa não leve, porém estes [senhores] hão de averiguar antes, para não castigar inocentes, e se hão de ouvir os delatados e, convencidos, castigar-se-ão com açoites moderados ou com os meterem em uma corrente de ferro por algum tempo ou tronco. Castigar com ímpeto,
com ânimo vingativo, por mão própria e com instrumentos terríveis e chegar talvez aos pobres com fogo ou lacre ardente, ou marcá-los na cara, não seria para se sofrer entre os bárbaros, muito menos entre os cristãos católicos."

(ANTONIL, André João. Cultura e Opulência do Brasil.1711.)

(...) Os senhores poucos, os escravos muitos; os senhores rompendo galas, os escravos despidos e nus; os senhores banqueteando; os escravos perecendo a fome; os senhores nadando em ouro e prata; os escravos carregados de ferros; os senhores tratando-os como brutos, os escravos adorando-os e temendo-os como deuses; os senhores em pé apontando para açoite, como estátua da soberba e da tirania, os escravos prostrados com as mãos atadas atrás, como imagem vilíssima da servidão e espetáculos da extrema miséria. Oh Deus! Quantas graças devemos à Fé que nos destes, (...) para que à vista destas desigualdades reconheçamos com tudo vossa justiça e providência! (...).
(Vieira apud AVANCINI, p. 46)


ANALISE as implicações ideológicas presentes nos trechos acima.
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11 - Na engrenagem do sistema mercantilista de colonização do Brasil, fez-se opção pela mão-de-obra africana porque o tráfico negreiro

A - estimulava a utilização de mão-de-obra de fácil acesso e baixa rentabilidade econômica.
B - atendia às pressões exercidas pelos ingleses em relação à troca da produção açucareira pelo fornecimento de negros.
C - abria novo e importante setor do comércio para os mercadores metropolitanos.
D - era elemento fundamental no processo de expansão econômica do mercado interno brasileiro.

12 – DENOMINE a principal unidade escravista da América Colonial e CITE três características definidoras dessa unidade de produção.

Denominação: ____________________________________________________________________________________

Características:
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Virei blogueiro

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