sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Prova de História - 2a. etapa UFMG - 2012

01 –
1. Liberalismo econômico, liberalismo ou fisiocracia.

2. O contexto histórico caracterizava-se pelo declínio do Antigo Regime, ascensão política da burguesia, advento da industrialização, derrocada do antigo sistema colonial, além do surgimento do Iluminismo, movimento filosófico que estava em sintonia com os valores capitalistas em afirmação.
3. O autor prega o livre cambismo, um dos princípios mais importantes do Liberalismo econômico. Nesse sentido, Adam Smith considerava que as restrições ao livre comércio, entre as quais estava incluído o exclusivo colonial, eram nocivas ao desenvolvimento dos povos. O progresso das Nações dependia da liberdade de suas forças produtivas e do livre comércio entre elas.

02 –
1. Os quilombos eram, para os escravos, um reduto de liberdade, para onde se dirigiam quando fugiam das lavras ou das fazendas. Na História do Brasil, os quilombos foram a principal forma coletiva de resistência dos escravos. Para as autoridades, os quilombos representavam um foco de subversão dos cativos, fato que ameaçava a ordem escravista. Neste sentido, os quilombos deveriam ser combatidos e eliminados.
2. Havia um enorme contingente de escravos nas minas do ouro. Conforme exigência da Coroa, o minerador deveria possuir uma determinada quantidade de escravos para ter direito à data – local destinado à lavra do ouro.
3. O primeiro trecho aborda o quilombo como uma ameaça à sociedade e, portanto, passível de destruição, enquanto que o segundo trecho apresenta o quilombo como um símbolo da luta dos escravos pela liberdade.
03 –
1. A Comuna de Paris ocorreu no contexto da Guerra Franco-Prussiana (1870/71) que resultou na derrocada de Napoleão III. Sitiada pelos alemães e diante do desmoronamento do governo francês, grupos radicais tomaram o poder em Paris e criaram o primeiro governo proletário da História.
2. Abolição do trabalho noturno, igualdade entre os sexos, redução da jornada de trabalho, legalização de sindicatos, criação de comitês populares para o controle dos órgãos e bens públicos, etc.
3. A mulher representa a emancipação feminina, já que uma das principais medidas adotadas pela Comuna de Paris foi a instituição da igualdade entre os sexos.
Os homens representam o proletariado no poder, na medida em que as figuras do cartaz mostram trabalhadores e a conquista de suas reivindicações.

04 –
1. As Reformas de Base, propostas por Jango, englobavam reformas administrativa, agrária, fiscal, urbana e universitária, além de defender a extensão do voto aos analfabetos e praças das Forças Armadas. Tais ações implicavam reformas estruturais no Brasil a fim de que pudesse ser alcançado um desenvolvimento com equilíbrio e justiça social. Nesse sentido, destacava-se a Reforma Agrária que visava assentar famílias sem terra e combater as profundas desigualdades que assolavam o campo.
2.
De acordo com a charge, João Goulart recorria à articulação política para chegar às reformas. Nesse sentido, eram fundamentais a reforma ministerial e a reforma constitucional, cujo elemento importante era o retorno do País ao presidencialismo.
Leonel Brizola, conforme a charge, defendia uma ação radical para a realização das Reformas de Base, incluindo ações estatais de nacionalização das empresas estrangeiras estratégicas. Assim, na percepção das elites, Brizola era uma verdadeira ameaça esquerdista.
Carlos Lacerda, líder da UDN, principal partido de oposição e porta voz dos latifundiários e do capital estrangeiro, condenava as Reformas de Base e pregava a alternativa golpista a fim de destituir o governo de João Goulart.
3.
Reação 1 – Forte oposição do Congresso e, especialmente da UDN, que deixou Jango no isolamento político.
Reação 2 – A Marcha da Família com Deus pela Liberdade.

05 –
1.
Contexto 1 – Corrida armamentista gerada pela Guerra Fria.
Contexto 2 – Crises mundiais do petróleo.
2
Contexto 1 - A bipolarização mundial gerada pela Guerra Fria provocou uma escalada militar. EUA e URSS iniciaram uma corrida armamentista que incluía a produção de armas nucleares a fim de protegerem suas áreas de influência. Assim, a produção de energia nuclear estava relacionada, principalmente, à questão militar.
Contexto 2 – No cenário final do século XX, as crises mundiais do petróleo estimularam a busca por soluções alternativas para a geração de energia. Nesse contexto, destaca-se maior investimento na construção de usinas nucleares para a geração de energia. Assim, a produção de energia nuclear estava direcionada às finalidades pacificas.