domingo, 12 de agosto de 2012

Curso de História - 2a. etapa UFMG - aulas e correção de questões. Em breve, maiores informações.
CURSO DE HISTÓRIA PARA O VESTIBULAR DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO  - MG
AULAS E CORREÇÃO DE EXERCÍCIOS - 
PROF. NEWTON MIRANDA.-  Em breve, maiores informações.



4º Roteiro de Estudos – Atualidades - 2012
3ª. Série B – Prof. Newton Miranda
Nome ________________________________________________________ nº ________

01 – Leia o texto a seguir e retire suas ideias principais.

O mensalão

Julgamentos de apelo midiático levam o Direito Penal para a conversa do dia a dia de muitos brasileiros, como ocorreu nos júris dos Nardoni e de Suzane Richthofen. No caso do mensalão, quem se mobiliza no momento para analisar e discutir os trabalhos do Supremo Tribunal Federal (STF) são as faculdades de Direito. Alunos se preparam para avaliar as implicações políticas e os conceitos penais envolvidos no suposto esquema. E os professores, para usar o assunto na sala de aula.
A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco, fará um debate centrado nos aspectos políticos do mensalão. Vão participar do evento o senador tucano Álvaro Dias (PR) e o jornalista Kennedy Alencar.  Petistas também foram convidados para falar, mas nenhum confirmou presença. Junto com o evento, eles pretendem discutir a corrupção no País.
Já na Universidade Mackenzie, os estudantes de Direito preferiram aguardar o término do julgamento, previsto para meados de setembro, a fim de organizar um debate de perfil jurídico, com professores explicando as teses da defesa e da acusação e a decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Até lá, a televisão instalada no Centro Acadêmico João Mendes Jr. não terá espaço para futebol ou Olimpíada: ficará sintonizada na TV Justiça sempre que o julgamento estiver sendo transmitido.

            Texto adaptado - http://www.dgabc.com.br/News - 02 de agosto de 2012
02 – Leitura dos textos.

1. Por la condena
2. Ficou para a próxima
3. Tempos modernos, mas nem tanto

4 º Roteiro de Estudo – avaliação fase 2 etapa 2 – 2012
História – 3ª. série
Nome ___________________________________________________________ nº _____ turma _____
01 – O que é aristocracia rural?
02 – Faça uma linha de tempo destacando o início e o fim das etapas do Império no Brasil.
03 – Explique a singularidade da independência do Haiti e aponte a ameaça que essa independência poderia representar para as classes dominantes no Brasil.
04 – Conceituar parlamentarismo às avessas e indicar o critério político que o imperador D. Pedro II adotava para a escolha do primeiro ministro.
05 – Apresente uma relação com os eventos e as leis abolicionistas no Brasil.
06 – Indique as razões da Guerra do Paraguai e apresente suas principais conseqüências para o Brasil.
07 – Faça uma pequena pesquisa sobre a biografia de Irineu Evangelista de Souza.
08 – Conceitue a Era Mauá e apresente seus principais antecedentes.
09 – Indique a principal decisão da Lei de Terras (1850) e destaque seu mais importante desdobramento.
10 – Cite os sistemas adotados para o ingresso de imigrantes na região cafeicultora brasileira no século XIX.
11 – Aponte os principais partidos do Império, surgidos na década de 1840, identificando alguns de seus valores.
12 – Conceituar imperialismo e neocolonialismo.
13 – Indique um exemplo de ação imperialista inglesa no Brasil oitocentista.
14 – Apresente alguns objetivos do imperialismo.
15 – Relacione o imperialismo com a eclosão da Primeira Guerra Mundial.