quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Comentários sobre a 2a. etapa 2009 UFMG

Olá, amigos e amigas, tudo bem?

Espero tenha ocorrido tudo de bom para vcs nessa prova.
As questões foram medianas, com pouca-média exigência de conhecimento factual.
Fiz o gabarito com as sugestões de respostas. Entretanto, cabem outras respostas em algumas questões. Coloquei as respostas mais objetivas a fim de atender à maioria dos estudantes.
Se existir alguma dúvida, mande um email - newtonhistoria@yahoo.com.br que, na medida do possível, responderei.
Aproveitem as férias. Foram meses de preparação que serão recompensados com o nome de vcs na lista de aprovados.
Sucesso em 2009.
Sucesso na Universidade.
Newton
Questão 3

1 –
Fator 1 - As potências industrializadas imperialistas necessitavam de mercados consumidores que pudessem garantir o escoamento da enorme produção de artigos. Vale registrar que, no final do século XIX, ocorreu a primeira crise de superprodução na Europa.

Fator 2 – Os principais países industrializados necessitavam de matérias primas, tais como algodão, borracha, minério, vitais para o desenvolvimento fabril e escassas ou inexistentes na Europa.

2 -
Desdobramento 1
A corrida imperialista provocou tensões internacionais entre as principais potências industrializadas, fato que levou à expansão militar e que contribuiu, significativamente, para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.

Desdobramento 2
Ocorreu o neocolonialismo por meio da conquista da África e da Ásia, cujos territórios e povos foram submetidos aos interesses econômicos e estratégicos dos principais países industrializados imperialistas.


Questão 4

1 – Ao fundo, está a figura de Deodoro da Fonseca, representando os militares que foram os responsáveis pelo golpe que derrubou a monarquia. Á frente, em destaque, o símbolo da república, uma mulher com o barrete frígio e portando a Bandeira nacional. À direita, de forma submissa, um homem deposita a coroa aos pés da República, considerada a nova soberana do Brasil.

2 – O Exército assumiu uma posição de destaque na política desde o final da Guerra do Paraguai. Diversos oficiais pretendiam exercer uma posição de protagonistas na condução dos destinos da Nação e exergavam na república o regime mais condizente com as exigências de ordem e de progresso que o País precisava.

Questão 5


1 –
A – Do Japão para o Brasil – início do século XX.
B – Do Brasil para o Japão – anos 80 do século XX.

2 –
A –
Característica 1

O Japão enfrentava um processo de crescimento demográfico acentuado que combinou com uma estrutural carência de terras para os camponeses.

Característica 2
O Brasil necessitava de mão de obra para as atividades agrícolas, além de possuir áreas que precisavam de ocupação e exploração.

B
Característica 1

O Brasil atravessava um quadro de recessão, caracterizado pelo desemprego, inflação e queda acentuada dos indicadores econômicos.

Característica 2

O Japão apresentava um processo de crescimento econômico, vivido pelos tigres asiáticos, que atraía mão de obra mesmo sem qualificação técnica.

Questão 6


1 -

A – O movimento hippie
B – O movimento pelos direitos civis nos EUA
C – O movimento estudantil
2 –
O movimento pelos direitos civis nos EUA contou com a expressiva liderança de Luther King que recorreu à estratégia gandhiana de não violência para enfrentar e vencer a segregação racial que submetia as negros a todo o tipo de discriminação, apesar da Constituição garantir a igualdade de todos. A Lei dos Direitos Civis, promulgada pelo Congresso Nacional foi a culminância da luta pela igualdade entre brancos e negros, considerando o racismo como crime federal.

GABARITO UFMG 2A. ETAPA 2009

Questão 01

1

A – A Revolução Puritana foi feita por membros do Parlamento que eram, em sua maioria, os cabeças-redondas, ou seja, elementos calvinistas (puritanos) e de origem burguesa que, liderados por Cromwell, derrubaram Carlos I e assumiram o poder.

B – A Revolução Gloriosa consagrou uma nova ordem política na Inglaterra há muito desejada pela Câmara dos Comuns, sem derramamento de sangue e sem a participação de segmentos populares mais radicais.

2

Implicação 1 – As Revoluções Inglesas liquidaram o absolutismo monárquico e consolidaram o parlamentarismo por meio da Declaração de Direitos (Bill of Rights) baseada na tese de que o rei reina e o parlamento governa.

Implicação 2 - O processo revolucionário criou condições para a ascensão da burguesia ao poder e, em conseqüência, aboliu as estruturas feudais que ainda permaneciam no país, especialmente os privilégios da nobreza.


Questão 2

1 – A abertura dos portos brasileiros às Nações Amigas

2 –
Impacto econômico 1 –
Ocorreu a quebra do exclusivo colonial português em função da liberalização do comércio brasileiro por meio da abertura dos portos do Brasil às Nações Amigas.

Impacto econômico 2 –
Houve um avanço da hegemonia do imperialismo inglês na economia, entre outros motivos, por causa da concessão de vantagens comerciais para os produtos britânicos estabelecidas pelos Tratados de 1810, tais como tarifas alfandegárias reduzidas.

Impacto político 1 –
Ocorreu a inversão brasileira, uma vez que o Brasil tornou-se a sede do reino português, em função da transferência de órgãos, ministérios e tribunais para o Rio de Janeiro.

Impacto político 2 –
O novo status do Brasil permitiu espaços para que a elite nacional assumisse posições de relevo na política e, em conseqüência, pudesse se opor ao projeto recolonizador lusitano pretendido pelas Cortes após o retorno de D. João a Portugal.