quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

GABARITO UFMG 2A. ETAPA 2009

Questão 01

1

A – A Revolução Puritana foi feita por membros do Parlamento que eram, em sua maioria, os cabeças-redondas, ou seja, elementos calvinistas (puritanos) e de origem burguesa que, liderados por Cromwell, derrubaram Carlos I e assumiram o poder.

B – A Revolução Gloriosa consagrou uma nova ordem política na Inglaterra há muito desejada pela Câmara dos Comuns, sem derramamento de sangue e sem a participação de segmentos populares mais radicais.

2

Implicação 1 – As Revoluções Inglesas liquidaram o absolutismo monárquico e consolidaram o parlamentarismo por meio da Declaração de Direitos (Bill of Rights) baseada na tese de que o rei reina e o parlamento governa.

Implicação 2 - O processo revolucionário criou condições para a ascensão da burguesia ao poder e, em conseqüência, aboliu as estruturas feudais que ainda permaneciam no país, especialmente os privilégios da nobreza.


Questão 2

1 – A abertura dos portos brasileiros às Nações Amigas

2 –
Impacto econômico 1 –
Ocorreu a quebra do exclusivo colonial português em função da liberalização do comércio brasileiro por meio da abertura dos portos do Brasil às Nações Amigas.

Impacto econômico 2 –
Houve um avanço da hegemonia do imperialismo inglês na economia, entre outros motivos, por causa da concessão de vantagens comerciais para os produtos britânicos estabelecidas pelos Tratados de 1810, tais como tarifas alfandegárias reduzidas.

Impacto político 1 –
Ocorreu a inversão brasileira, uma vez que o Brasil tornou-se a sede do reino português, em função da transferência de órgãos, ministérios e tribunais para o Rio de Janeiro.

Impacto político 2 –
O novo status do Brasil permitiu espaços para que a elite nacional assumisse posições de relevo na política e, em conseqüência, pudesse se opor ao projeto recolonizador lusitano pretendido pelas Cortes após o retorno de D. João a Portugal.

Nenhum comentário: