quinta-feira, 19 de maio de 2011

As rebeliões coloniais brasileiras

História
As Rebeliões Coloniais brasileiras – A contradição mercantilista
Prof. Newton Miranda



01 - Nos movimentos denominados Inconfidência Mineira, de 1789, Conjuração Baiana, de 1798, IDENTIFIQUE:

a) os setores sociais neles envolvidos.

b) os objetivos políticos que possuíam em comum.


02 - Leia o texto referente à Conjuração Baiana e responda.

"Não eram os norte-americanos que serviam de exemplo a João de Deus e aos seus companheiros. Eram os "sans culottes". A 12 de agosto de 1798, apareceram por toda a cidade manifestos manuscritos. Dirigidos 'ao povo republicano da Bahia' em nome do 'supremo tribunal da democracia baiana' apelavam ao extermínio do 'detestável jugo metropolitano de Portugal."
(Kenneth Maxwell e Maria Beatriz N. da Silva, O IMPÉRIO LUSO- BRASILEIRO - 1750-1822.)

a) Como pode ser caracterizada a Conjuração Baiana?

b) INDIQUE o nome da outra conjuração do século XVIII, cujos líderes conspiraram em segredo e, tomando como exemplo os Estados Unidos, advogaram governo republicano.

03 - Leia o texto e responda.

"Em 1776, a população de Minas Gerais, excluindo os índios, superava as 300 000 almas - o que representava 20% da população total da América portuguesa e o maior aglomerado de toda a colônia. Mais de 50% da população eram negros... O resto compunha-se, em porcentagens aproximadamente iguais, de brancos, mulatos e outros mestiços de combinações raciais inteiramente americanas. Era grande a desproporção entre homens e mulheres e, no interior de vários grupos raciais, só as mulatas eram mais que os mulatos."
(Kenneth Maxwell e Maria Beatriz N. da Silva, O IMPÉRIO LUSO-BRASILEIRO, 1750-1822.)

a) EXPLIQUE a concentração populacional em Minas e o elevado percentual da população de origem africana.

b) EXEMPLIFIQUE o que os autores afirmam ser "mestiços e combinações raciais inteiramente americanas".

04 - "Atrás de portas fechadas,
à luz de velas acesas,
entre sigilo e espionagem
acontece a Inconfidência."
(Cecília Meireles. ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA)

EXPLIQUE
a) Por que a Inconfidência, acima evocada, não obteve êxito?
b) Por que, não obstante seu fracasso, tornou-se o movimento emancipacionista mais conhecido da história brasileira?

05 - A execução de Tiradentes teve um sentido bem mais amplo que o de um enforcamento. Tratava-se de uma punição exemplar: esquartejar, exibir o corpo nos locais onde os "crimes" foram praticados, salgar terrenos e demolir casas faziam parte do esforço de apagar a memória do "criminoso" e reavivar a memória da punição de seus crimes. Por estas práticas, afirmava-se o poder do soberano e incutia-se temor em seus súditos.
(Adaptado da série REGISTROS, n¡. 15, DPH, 1992)

a) Por que as reivindicações dos participantes da Conjuração Mineira foram consideradas "crimes", em 1789?

b) O que quer dizer castigo exemplar?

06 - "O poderoso e magnífico povo baiense republicano (...), considerando os repetidos latrocínios que se faz com os títulos e imposturas, tributos e direitos que são cobrados por ordem da Rainha de Lisboa e, no que respeita à inutilidade da escravidão do mesmo povo, tão sagrado e digno de ser livre, com respeito à liberdade e igualdade, ordena, manda e quer que, futuramente, seja feita nesta cidade e seu termo a sua revolução exterminando para sempre o péssimo jugo reinável na Europa,...".
(Manifesto de 12 de agosto de 1798)

A – IDENTIFIQUE o movimento que gerou o manifesto acima.
B – APRESENTE a composição social desse movimento.
C – CITE 2 reivindicações ou bandeiras desse movimento.
D – COMENTE o desfecho desse movimento.

07 - Imagem : Tiradentes Esquartejado
site da imagem - pt.wikipedia.org

A imagem acima é uma pintura do artista Pedro Américo (1843 – 1905) e retrata Tiradentes, membro da Inconfidência Mineira (1789).
A - ANALISE a mensagem contida nesta obra.
B – EXPLIQUE por que Tiradentes foi relevado à condição de mito para os responsáveis pela proclamação da República.
08 - Pelo fato de terem sido os primeiros a descobrir, os paulistas queriam ter mais direitos e benefícios sobre o ouro que haviam encontrado, uma vez que este estava nas terras em que viviam.
A partir dos dados fornecidos pelo texto e de acordo com outros conhecimentos, ANALISE a eclosão e o desfecho da Guerra dos Emboabas (1707 – 1709).
09 – "Na primeira carta disse a V. Rev. a grande perseguição que padecem os índios, pela cobiça dos portugueses em os cativarem. Nada há de dizer de novo, senão que ainda continua a mesma cobiça e perseguição, a qual cresceu ainda mais.
No ano de 1649, partiram os moradores de São Paulo para o sertão, em demanda de uma nação de índios distantes daquela capitania muitas léguas pela terra adentro, com a intenção de os arrancarem de suas terras e os trazerem às de São Paulo, e aí se servirem deles como costumam."
(Pe. Antônio Vieira, CARTA AO PADRE PROVINCIAL, 1653, Maranhão.)

No final do século XVII, ocorreu uma rebelião no Nordeste brasileiro que possuiu relação com as questões levantadas pelo padre Antônio Vieira.
IDENTIFIQUE essa rebelião e faça um pequeno comentário sobre a sua origem e seu desfecho.

10 - Ano de 1730, Comarca do Rio das Mortes de Minas Gerais. Depois de uma série de desavenças, Felisberto Caldeira Brant ordenara matar o Dr. Antônio da Cunha Silveira, então ouvidor-geral (representante da justiça régia na localidade). Tendo sobrevivido, o ouvidor tentou prender o seu desafeto, mas sem sucesso: Brant estava protegido por mais de cem escravos armados, e outros tantos homens livres, brancos que viviam a sua devoção, dentro de sua casa.
Fonte: Adaptado da Carta de D. Lourenço de Almeida, governador de Minas, ao Rei, escrita em 1730, queixando-se do procedimento de Felisberto Caldeira Brant. Arquivo Histórico Ultramarino, Coleção Minas Gerais. Caixa. 17, documento 35, Código 1643.

A - IDENTIFIQUE nesses acontecimentos uma passagem que contrarie a idéia, tradicional na historiografia brasileira, da absoluta subserviência dos colonos frente à vontade metropolitana.

B - Retire do texto uma passagem que contrarie a idéia, igualmente clássica na historiografia nacional, de uma contínua e insuperável oposição de interesses entre senhores e escravos.

11 - A descoberta das jazidas de ouro e o início da extração aurífera na Brasil faziam surgir em Portugal a necessidade de uma administração que assegurasse os privilégios da Metrópole, facilitasse a política fiscal e impusesse o absoluto controle sobre a mineração, impedindo o contrabando. A Revolta de Felipe dos Santos ou Levante de Vila Rica, ocorreu como conseqüência destes crescentes tributos.
Apresente o fator que provocou a Revolta de Felipe dos Santos


Sugestão de respostas.

01 –
a) Inconfidência Mineira: bacharéis, intelectuais, funcionários administrativos da colônia, elementos do exército e do clero.
Conjuração Baiana: alfaiates e soldados, muitos deles negros e mulatos.
Revolução Pernambucana: aristocracia açucareira em crise causada pela perda de mercados.
b) Os objetivos políticos em comum nos três movimentos foram: republicanismo e contestação aos privilégios dos elementos ligados à corte ou aos portugueses.


02 –
a) Movimento emancipacionista de caráter popular.
b) Inconfidência Mineira.

03 –
a) Deve-se à mineração e a base escravista de produção.
b) Refere-se a composição étnica, especialmente brasileira formada por mulatos, caboclos ou mamelucos e outros tipos raciais, notadamente americanos.

04 –
a) Os personagens envolvidos na conspiração foram denunciados e presos antes do início do movimento.
b) Trata-se do primeiro movimento emancipacionista para o Brasil inteiro. Os anteriores tiveram caráter regional.

05 –
a) Pois eram insurgentes à coroa portuguesa.
b) Fazer de exemplo para se evitar outros movimentos iguais.

06 –
A – Inconfidência ou Conjuração baiana ou Conjuração dos Alfaiates.
B – A Conjuração foi constituída por membros das camadas mais populares, tais como, alfaiates, soldados, ex-escravos, sapateiros, pedreiros e outros.
C – Proclamação da República e abolição da escravidão.
D – A Coroa iniciou uma devassa após a publicação dos cartazes. Os participantes foram presos e, os acusados de liderarem o movimento foram enforcados em 1799.

07 –
A - Tiradentes é apresentado como um mártir. O autor, deliberadamente, busca aproximar a imagem do líder da Inconfidência Mineira à figura de Cristo, realçando seu martírio pela causa da emancipação da Pátria.
B – Tiradentes, além de ser militar e expoente do primeiro movimento republicano brasileiro, morreu pela causa da proclamação da República. Assim, o mártir era ideal para encarnar o herói e o mito que os republicanos desejavam.

08 – A Guerra dos Emboabas foi um conflito entre paulistas e forasteiros (emboabas), provocado pela disputa da região mineira. Os paulistas, descobridores do ouro, não aceitavam a interferência dos forasteiros nas áreas mineradoras. O líder dos paulistas foi Manuel Borba Gato, enquanto que os emboabas foram comandados por Manuel Nunes Viana, rico proprietário lusitano.

09 – O movimento foi a Revolta de Beckman, ocorrida no final do século XVII. Insatisfeitos com os abusos praticados pela Companhia do Comércio do Maranhão, que monopolizava o comércio na região, diversos colonos invadiram os armazéns da companhia e assumiram o controle da Capitania. Os rebeldes, liderados por Manuel Beckman, buscaram um acordo com a Coroa, sem sucesso. Após desembarcar tropas no Maranhão, o governo metropolitano sufocou o levante e executou o líder.

10 –
C – Felisberto Caldeira Brant mandou matar o ouvidor da região após uma série de desavenças. Nesse caso, observa-se a resistência do proprietário local às imposições e determinações da Coroa, expressas na autoridade do ouvidor.

B - O proprietário – Brant – estava protegido por mais de cem escravos e outros tantos homens livres que viviam à sua devoção.

11 – Felipe dos Santos participou de um movimento de oposição à criação das Casas de Fundição e à nova modalidade da cobrança do quinto do ouro. A população estava insatisfeita com a proibição, em função das novas medidas, do comércio de ouro em pepita ou em pó. O governador, Conde de Assumar, debelou o movimento e ordenou a excecução de Felipe dos Santos.