terça-feira, 20 de abril de 2010

2° Simulado especial - abril 2010 -

SIMULADO ESPECIAL –
HISTÓRIA
PROF. NEWTON MIRANDA

01 - As razões do pioneirismo português na Expansão Marítima dos séculos XV e XVI foram:
a) a invasão da Península Ibérica pelos árabes e a conquista de Calicute pelos turcos.
b) a assinatura do Tratado de Tordesilhas por Portugal e pelos demais países europeus.
c) um Estado Liberal centralizado, voltado para a acumulação de novos mercados consumidores.
d) As guerras religiosas, a descentralização política do Estado e o fortalecimento dos laços servis.
e) uma monarquia centralizada e interessada no comércio de especiarias.

02 - Sobre o Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494, pode-se afirmar que objetivava:
a) demarcar os direitos de exploração dos países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial marítima.
b) estimular a consolidação do reino português, por meio da exploração das especiarias africanas e da formação do exército nacional.
c) impor a reserva de mercado metropolitano, por meio da criação de um sistema de monopólios que atingia todas as riquezas coloniais.
d) reconhecer a transferência do eixo do comércio mundial do Mediterrâneo para o Atlântico, depois das expedições de Vasco da Gama às Índias.
e) reconhecer a hegemonia anglo-francesa sobre a exploração colonial, após a destruição da Invencível Armada de Felipe II, da Espanha.

03 - Com relação aos indígenas brasileiros, pode-se afirmar que:
a) os primitivos habitantes do Brasil viviam na etapa paleolítica do desenvolvimento humano;
b) os índios brasileiros não aceitaram trabalhar para os colonizadores portugueses na agricultura não por preguiça, e sim porque não conheciam a agricultura;
c) os índios brasileiros falavam todos a chamada "língua geral" tupi-guarani;
d) os tupis do litoral não precisavam conhecer a agricultura porque tinham pesca abundante e muitos frutos do mar de conchas, que formaram os "sambaquis";
e) os índios brasileiros, como um todo, não tinham homogeneidade nas suas variadas culturas e nações.

04 - "Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro, nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados, como os dentre Douro e Minho, porque neste tempo de agora assim os achávamos como os de lá. As águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem. Porém, o melhor fruto, que dela se pode tirar, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza nela deve lançar (...)."
( Pero Vaz de Caminha. Carta a el-rei D. Manuel -1º de maio de 1500).

As informações do texto apresentado permitem afirmar que

01. as terras avistadas despertaram o entusiasmo do cronista pela extensão e pelas possibilidades que ofereciam da existência de metais preciosos.
02. as referências ao clima, às águas, ao solo, à natureza e as possibilidades de evangelização confirmam a certeza do cronista que as terras eram habitadas.
04. a possibilidade de os nativos serem salvos apresentava-se para o cronista como o principal investimento para os portugueses.
08. aos olhos do cronista de Cabral, as terras vislumbradas da caravela ofereciam possibilidades promissoras ligadas à agricultura, à pecuária e à mineração.
16. as atitudes amistosas dos nativos da América para com os portugueses, a inocência de sua nudez e o meio ambiente descrito pelo cronista confirmavam a localização do paraíso terrestre.

Soma das afirmativas corretas ( )

05 - Nos primeiros anos do século XVI, os portugueses enfrentaram grande concorrência por parte de outras potências européias para a posse definitiva do território descoberto por Cabral. Sobre a presença de europeus não-portugueses no Brasil na primeira metade do século XVI, é correto afirmar:
a) os ingleses por várias vezes tentaram estabelecer colônias nas terras brasileiras, chegando mesmo a criar uma "zona livre", sob controle dos piratas.
b) espanhóis e holandeses trouxeram para a América as suas desavenças e conflitos, ocasionando a invasão do Recife no século XVI.
c) apesar da chegada ocasional de navios estrangeiros, jamais houve uma tentativa organizada ou intenção deliberada de questionar a soberania portuguesa sobre as novas terras.
d) os franceses, por não aceitarem o Tratado de Tordesilhas, eram os invasores mais freqüentes, chegando a estabelecerem-se no Rio de Janeiro na segunda metade do século XVI.

06 - E então, por cerca de trinta anos, aquele vasto território seria virtualmente abandonado pela Coroa portuguesa, sendo arrendado para a iniciativa privada e se tornando uma imensa fazenda extrativista de pau-brasil. Iriam se iniciar, então, as três décadas menos documentadas e mais desconhecidas da História do Brasil.
(Náufragos, Traficantes e Degredados- As Primeiras Expedições do Brasil)

Assinale o período histórico analisado pelo texto acima e suas características.
a) Período Colonial, caracterizado pela monocultura e economia exportadora de cana-de-açúcar.
b) Economia mineradora, marcada pelo povoamento da área mineira e intensa vida urbana.
c) Período Pré-Colonial, fase de feitorias, economia extrativista, utilização do escambo com os nativos, ausência de colonização sistemática.
d) Fase da economia cafeeira, com acumulação interna de capitais e sem grandes mudanças na estrutura de produção.
e) Período Joanino, de grande abertura comercial e profundas transformações culturais.

07 - Responder à questão sobre o período pré-colonial brasileiro, com base no texto a seguir:

"... Da primeira vez que viestes aqui, vós o fizestes somente para traficar. (...) Não recusáveis tomar nossas filhas e nós nos julgávamos felizes quando elas tinham filhos. Nessa época, não faláveis em aqui vos fixar. Apenas vos contentáveis com visitar-nos uma vez por ano, permanecendo, entre nós, somente durante quatro ou cinco luas [meses]. Regressáveis então ao vosso país, levando os nossos gêneros para trocá-los com aquilo que carecíamos."
(MAESTRI, Mário. "Terra do Brasil: a conquista lusitana e o genocídio tupinambá". São Paulo: Moderna, 1993, p.86)

O texto anterior faz alusão ao comércio que marcou o período pré-colonial brasileiro conhecido por
a) estanco
b) escambo.
c) feitoria
d) finta

08 - A respeito da questão de fronteiras no período colonial brasileiro, assinale a alternativa incorreta.

a – O Tratado de Madrid, feito em 1750, foi baseado no princípio do uti possidetis, ou seja, reconheceu as possessões efetivamente ocupadas para definir os territórios de Portugal e Espanha.
b – A região dos Sete Povos das Missões foi entregue a Portugal, enquanto a Espanha ficou com a colônia de Sacramento.
c – A pecuária, o bandeirismo, a extração de drogas do sertão e a mineração contribuíram para o alargamento das fronteiras do Brasil.
d – A anexação do Acre ao Brasil foi litigiosa, uma vez que a Espanha temia que a região fosse utilizada para contrabando de metais.

09 - "Não eram os norte-americanos que serviam de exemplo a (...) e aos seus companheiros. Eram os "sans culottes". A 12 de agosto de 1798, apareceram por toda a cidade manifestos manuscritos. Dirigidos 'ao povo republicano' em nome do 'supremo tribunal da democracia' apelavam ao extermínio do 'detestável jugo metropolitano de Portugal."
(Kenneth Maxwell e Maria Beatriz N. da Silva, O IMPÉRIO LUSO- BRASILEIRO - 1750-1822.)

O texto acima

a – refere-se à Inconfidência Mineira e aos propósitos dos conspiradores que, influenciados pela Revolução Americana, pretendiam a emancipação das Minas Geais.
b – trata da Conjuração Baiana, fortemente inspirada pela fase jacobina da Revolução Francesa de 1789 e marcada por propostas de reformas sociais.
c – refere-se à Inconfidência Baiana e ao projeto republicano que, inspirado na Revolução Francesa, pretendia estender a rebelião a toda a Colônia.
d – trata da Inconfidência ou Conjuração Carioca, conspiração da elite do Rio de Janeiro que pretendia a adoção da república sob influência da Revolução Francesa.

10 - Comentando a Guerra dos Emboabas (1709), o historiador Antônio Sérgio escreveu:

"Cedo no Brasil se buscaram as minas. Para isso se organizavam expedições que se internavam pelo sertão. Enfim, a descoberta fez-se e a notícia atraiu muita gente. Os habitantes de São Paulo consideravam como inimigos todos os que pretendiam, como eles, enriquecer com o ouro".
(adaptado de Antônio Sérgio, BREVE INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA DE PORTUGAL)

Acerca do resultado do conflito denominado de Guerra dos Emboabas, é correto afirmar que:

a – Os emboabas eram os forasteiros que, chegando às, disputavam a região com os paulistas, que se consideravam donos da área mineradora.
b – Após a derrota dos emboabas, muitos paulistas foram para o interior, onde descobriram ouro em Mato Grosso e Goiás.
c – Os temores metropolitanos relacionados a novos levantes na região, impediram que ocorressem expedições para o sertão brasileiro.
d – Atendendo às reclamações da população local, a Coroa aboliu o sistema de cobrança do quinto do ouro sob a forma de bateia.

11 - A execução de Tiradentes teve um sentido bem mais amplo que o de um enforcamento. Tratava-se de uma punição exemplar: esquartejar, exibir o corpo nos locais onde os "crimes" foram praticados, salgar terrenos e demolir casas faziam parte do esforço de apagar a memória do "criminoso" e reavivar a memória da punição de seus crimes. Por estas práticas, afirmava-se o poder do soberano e incutia-se temor em seus súditos.
(Adaptado da série REGISTROS, n¡. 15, DPH, 1992)

Analise as afirmativas.

I – A Inconfidência Mineira pretendia iniciar o levante contra a Coroa no dia da Derrama, a fim de contar com a revolta popular diante de um tributo detestável.

II – O Iluminismo e a Revolução Americana exerceram forte influência no ideal de governo pretendido pelos inconfidentes mineiros.

III – A conspiração mineira possuía, entre seus membros, elementos das camadas mais importantes da sociedade e contou, inclusive, com o apoio do Visconde de Barbacena.

Estão corretas.

a – I, II e III
b – I e II
c – II e III
d – I e III

12 - As contradições, amplas e profundas, do processo histórico das Minas Gerais, acabaram gerando relações que podem ser entendidas através dos antagonismos: colonizador/colonizado; dominador/dominado; confidente/inconfidente; opressão fiscal/reação libertadora. Nesse contexto, a Coroa Portuguesa, em seu próprio benefício, desenvolveu uma ação "educativa" compreendendo:
a) o estabelecimento de condições adequadas ao controle democrático da máquina administrativa.
b) a realização de programas intensivos de prevenção dos súditos contra os abusos das autoridades.
c) o indulto por dívida fiscal e o estímulo à traição e à delação entre os súditos.
d) o arquivamento do inquérito e queima dos autos contra os inconfidentes.
e) a promulgação de um novo regime fiscal que acabava com a prática da sonegação.

13 - O bandeirismo foi uma atividade paulista do século XVI e XVII. Suas expedições podem ser divididas em dois grandes ciclos:
a) O dos capitães do mato e de prospecção.
b) O de expansão das fronteiras e de prospecção.
c) Da caça ao índio e o de busca do ouro.
d) O dos capitães do mato e de caça ao índio.
e) O de expansão das fronteiras e o de busca do ouro.

14 - A produção de açúcar, no Brasil colonial:
a) possibilitou o povoamento e a ocupação de todo o território nacional, enriquecendo grande parte da população.
b) praticada por grandes, médios e pequenos lavradores, permitiu a formação de uma sólida classe média rural.
c) consolidou no Nordeste uma economia baseada no latifundiário monocultor e escravocrata que atendia aos interesses do sistema português.
d) desde o início garantiu o enriquecimento da região Sul do país e foi a base econômica de sua hegemonia na República.
e) não exigindo muitos braços, desencorajou a importação de escravos, liberando capitais para atividades mais lucrativas.

15 - A escravidão indígena adotada no início da colonização do Brasil foi progressivamente abandonada e substituída pela africana entre outros motivos, devido:
a) ao constante empenho do papado na defesa dos índios contra os colonos.
b) à bem-sucedida campanha dos jesuítas em favor dos índios.
c) à completa incapacidade dos índios para o trabalho.
d) aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro aos capitais particulares e à Coroa.
e) ao desejo manifestado pelos negros de emigrarem para o Brasil em busca de trabalho.

16 - No século XVIII a produção do ouro provocou muitas transformações na colônia. Entre elas podemos destacar:
a) a urbanização da Amazônia, o início da produção do tabaco, a introdução do trabalho livre com os imigrantes.
b) a introdução do tráfico africano, a integração do índio, a desarticulação das relações com a Inglaterra.
c) a industrialização de São Paulo, a produção de café no Vale do Paraíba, a expansão da criação de ovinos em Minas Gerais.
d) a preservação da população indígena, a decadência da produção algodoeira, a introdução de operários europeus.
e) o aumento da produção de alimentos, a integração de novas áreas por meio da pecuária e do comércio, a mudança do eixo econômico para o Sul.

17 - No quadro das revoltas ocorridas em Minas Gerais na primeira metade do século XVIII - entre 1707 e 1736 -, verificamos, em algumas delas, elementos de marcante originalidade, por contestarem abertamente os direitos do Rei e envolverem participação ativa de segmentos procedentes dos estratos sociais inferiores.
(Adaptado de Luciano Raposo de Almeida Figueiredo, "O Império em apuros: notas para o estudo das relações ultramarinas no Império Português, séculos XVII e XVIII", em Júnia Furtado (org.). "Diálogos oceânicos: Minas Gerais e as novas abordagens para uma história do Império Ultramarino Português". Belo Horizonte: UFMG, 2001, p. 236.)

Assinale as rebeliões que se enquadram no contexto acima indicado.

a – Revolta de Beckman e Guerra dos Mascates
b – Guerra dos Emboabas e Sedição de Vila Rica
c – Guerra dos Mascates e Conjuração Baiana
d – Conjuração Baiana e Inconfidência Mineira

18 - A união de Espanha e Portugal, em 1580, trouxe vantagens para ambos os lados. Portugal era tratado pelos monarcas espanhóis não como uma conquista, mas como um outro reino. Os mercados, as frotas e a prata espanhóis revelaram-se atraentes para a nobreza e para os mercadores portugueses. A Espanha beneficiou-se da aquisição de um porto atlântico de grande importância, acesso ao comércio de especiarias da Índia, comércio com as colônias portuguesas na costa da África e contrabando com a colônia do Brasil.
(Adaptado de Stuart B. Schwartz. "Da América Portuguesa ao Brasil". Lisboa: Difel, 2003, p. 188-189.)

Assinale uma alternativa que apresenta uma conseqüência da União Ibérica para o Brasil.

a – A intensificação da escravização de indígenas.
b – O declínio das expedições bandeirantes.
c- A invasão ao Nordeste pelos huguenotes.
d – O desenvolvimento da atividade mineratória.

19 - Leia o texto seguinte com atenção.

CONFISSÃO DE FERNÃO RIBEIRO, ÍNDIO DO BRASIL, EM 12 DE AGOSTO DE 1591:

"Por querer confessar sua culpa, ser do gentio desta Bahia, e não saber a língua portuguesa, esteve presente o padre Francisco de Lemos, religioso da Companhia de Jesus, como intérprete.
(...)
E confessando-se, contou que há dois anos disse-lhe um outro gentio, de nome Simão, que os cristãos que comungam (...) são os homens mais virtuosos. Então ele, confessante, respondeu ao dito Simão que naquele Sacramento de comunhão estava a morte, e que quem comungava recebia a morte [muitos índios associavam este sacramento à morte porque, por vezes, ele era ministrado a moribundos]. Depois de o ter dito ficou muito arrependido e lhe pesou muito o Diabo lhe fazer dizer tão ruim palavra.
Contou ainda que, sabendo do ocorrido, o padre superior de sua aldeia, João Alvares, da Companhia de Jesus, que tem cuidado de os doutrinar e instruir na fé, o prendeu e penitenciou na igreja, fazendo-o pedir perdão a todos e aplicando-lhe castigos, ao que ele, confessante, satisfez (...). "

(Adaptado de Vainfas, Ronaldo (org.) CONFISSÕES DA BAHIA. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. P.81-2)

O texto anterior registra uma das inúmeras confissões que, entre julho de 1591 e fevereiro de 1592, os moradores da cidade de Salvador e do Recôncavo Baiano prestaram à Visitação do Santo Ofício da lnquisição de Lisboa. As informações contidas permitem concluir que:

a – a Companhia de Jesus foi uma instituição religiosa católica que defendia a tolerância religiosa no Brasil.
b – a colonização do Brasil foi um processo mercantil que não abriu espaços para a atuação da Igreja Católica.
c – as ações inquisitoriais da Igreja Católica no Brasil foram realizadas por meio da visitação do Santo Ofício.
d – as populações nativas aceitavam e compreendiam a doutrina católica que, em geral, baseava-se na caridade e no amor.
e – o catolicismo foi internalizado pelos habitantes primitivos do Novo Mundo com rapidez e perfeição.


20 - Leia os textos.

Texto 1
A empresa Odyssey Marine Exploration, especializada na exploração de navios afundados, localizou um dos maiores tesouros submersos de todos os tempos, o HMS Victory. De bandeira britânica, o navio era uma das maiores maquinas de guerra de sua época, mas naufragou longe das glórias das batalhas navais, durante uma tempestade no Canal da Mancha em 1744. Segundo registros da época, o Victory transportava quatro toneladas de moedas de ouro, carga avaliada hoje em um bilhão de dólares, de Lisboa para Portsmouth, na Inglaterra. No momento, a empresa negocia com as autoridades inglesas um acordo para iniciar a exploração do naufrágio. Caso o tesouro seja realmente encontrado, a Odyssey reivindica ficar com 40% do seu valor, ou seja, cerca de 400 milhões de dólares. Será um belo
retorno para um investimento de 35 milhões de doláres da empresa, já considerando os gastos do trabalho de exploração.
Fonte – Revista Exame – 28/04/09

Texto 2

Este acordo terá a conseqüência para Portugal de todas as manufaturas, que nesta altura produzem uma enorme quantidade de tecido dispendioso e de fraca qualidade, serem imediatamente sacrificadas e totalmente encerradas.
(John Methuen - 1703)



Os textos lidos permitem concluir corretamente que:

a – A pesquisa histórica necessita da atuação de empresas capitalistas que, ao encontrar tesouros perdidos no fundo do mar, contribuem para o esclarecimento de várias questões que esclarecem dúvidas sobre o passado.
b – A carga transportada pelo HMS Victory demonstra que, á época de seu naufrágio, Portugal era um país inteiramente independente da economia britânica e possuidor de uma significativa indústria de tecidos finos.
c – Parte significativa do ouro extraído do Brasil foi transformada em capitais para o desenvolvimento das manufaturas texteis de Portugal que, impedindo a saida de ouro de seu território, acelerou a produção de panos de lã e de algodão.
d – O HMS Victory afundou no Canal da Mancha e seu tesouro, constituido de ouro que destinava-se a Lisboa, é disputado pelos governos de Portugal e Inglaterra, além da empresa Odyssey Marine Exploration.
e – As ações de empresas tais como a Odyssey Marine Exploration pouco contribuem para a elucidação de elementos da História, uma vez que são estimuladas exclusivamente pela ambição do lucro fácil.