terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Sugestão de respostas – Reta Final UFMG 2012

Sugestão de respostas – Reta Final UFMG 2012
O mundo contemporâneo – séculos XX e XXI (página 50)


01 –

a) As disputas (neo) colonialistas provocaram tensões entre as potências imperialistas. Tal fato concorreu para a corrida armamentista e a formação de pactos militares entre as principais nações européias. Esse cenário foi fundamental para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.

b) A campanha desastrosa da Rússia – deserções e derrotas freqüentes – desarticulou o governo do czar Nicolau II que, numa medida extrema, assumiu pessoalmente o comando das tropas russas. Sem conseguir reverter o desastre do país no conflito mundial, o czar foi derrubado do trono e substituído por um governo parlamentar.

02 –

a) O Tratado de Versalhes estabeleceu que a Alemanha deveria pagar pesadas indenizações aos vencedores, além de determinar o desarmamento das forças armadas alemãs.

b) Para fazer face às exigências financeiras de Versalhes, o governo alemão emitiu moeda sem controle, fato que provocou uma hiperinflação. A crise financeira decorrente abalou a República de Weimar e serviu de pretexto para uma tentativa de golpe pro parte dos nazistas. Apesar do fracasso do golpe e da sua prisão, Hitler ganhou notoriedade e divulgou os ideais nazistas.

c) Os ressentimentos gerados pelas humilhantes disposições de Versalhes provocaram um sentimento de revanche no povo alemão. Esse contexto foi explorado pelos nazistas, sendo fundamental para a ascensão de Hitler e consequentemente, para o advento da 2ª. Guerra Mundial.

03 –

a) autoritarismo, nacionalismo, militarismo, culto ao líder, unipartidarismo, oposição ao comunismo, rejeição aos valores da democracia liberal, romantismo ...

b) O fascismo é fundamentado na tese da supremacia do Estado em relação ao individuo. Nesse sentido, o regime é baseado no autoritarismo do governo, já que o fim último da sociedade é o engrandecimento do Estado.

04 – O quadro político eleitoral alemão ficou polarizado entre a extrema direita – nazismo – e a extrema esquerda – comunismo. Enquanto os nazistas pregavam um Estado forte e centralizador para combater a crise, o Partido Comunista Alemão defendia a ação do proletariado para a tomada do poder pelos trabalhadores. O discurso nazista ganhou maior eleitorado e, em 1933, Hitler assumiu o governo, após a vitória dos nazistas nas eleições para o parlamento.

05 –

O primeiro texto apresenta a defesa do liberalismo e rejeita ações intervencionistas do Estado para combater crises econômicas (1929 e 2008). Alega que o encerramento das crises ocorrerá independentemente das ações do Estado.
O segundo texto, de Paul Krugman, é uma defesa do Estado intervencionista para combater os efeitos de uma economia deprimida. Assim, o autor elogia as ações de Roosevelt no New Deal e conclama Obama a adotar uma postura semelhante para resolver a crise atual.

06 –

a) Os comunistas franceses alegam que, assim como foi o Terror na época de Robespierre, os expurgos de Stalin tinham um objetivo justo: salvar a revolução e garantir o sucesso de seus ideais.

b) O regime soviético é baseado na ditadura do proletariado, no Estado ateu e na existência um somente um partido – PCUS – que governa o país. Além disso, os meios de produção são estatizados.

07 –

a) Os republicanos – democratas – enfrentaram os nacionalistas – fascistas.

b) O republicanos foram apoiadas pelas brigadas internacionais e pela URSS. Os fascistas tiveram o apoio de Hitler e de Mussolini.

c) Os nacionalistas venceram e implantaram o regime fascista (que vigorou até 1975, quando ocorreu a morte de Franco).

08 –

1. Plano Marshall.
2. Os empréstimos concedidos pelos Estados Unidos, utilizados prioritariamente na compra de produtos e serviços norte-americanos, reforçaram a hegemonia dos Estados Unidos na Europa Ocidental e espantaram a ameaça de difusão do socialismo na região.

3. COMECON
COMECON - Conselho para Assistência Econômica Mútua - foi fundado em 1949 e extinto em 1991. Visava a integração econômica das nações do Leste Europeu, sob a direção da URSS, a partir do fornecemento de ajuda mútua para o desenvolvimento dos países membros. Mais tarde, juntaram-se ao COMECON: Mongólia, Cuba e Vietnã..
4.
a) . OTAN (dos EUA)
. Pacto de Varsóvia (da URSS)

b) A OTAN pretendia defender a Europa Ocidental de qualquer ameaça oriunda do Leste Europeu, enguanto que o Pacto de Varsóvia, criado logo em seguida, objetivava defender o Leste europeu.

09 –

1. Invasão à Hungria (1956)
2. Primavera de Praga (1968) – invasão soviética à Tchecoslováquia.

10 –

a)

1 – O princípio da autodeterminação dos povos, defendido pela ONU.

2 – A fragilização das potências colonialistas, tais como a Inglaterra e a França, em decorrência da Segunda Guerra Mundial.

b)

Gandhi, líder da independência indiana, recorreu à desobediência civil (não violência, resistência pacífica) a fim de denunciar e combater o imperialismo inglês na Índia. Uma das estratégias utilizadas por Gandhi foi estímulo ao boicote aos produtos britânicos comercializados na Índia. Com essa ação, Gandhi conseguiu conscientizar e mobilizar o povo na luta pela emancipação da Índia.

11 – O Tibete, país soberano, foi anexado pela China logo após vitória da Revolução socialista liderada por Mao. Pouco tempo depois, a China considerou o Tibete como província chinesa. Na atualidade, os organismo ligados à defesa dos direitos humanos denunciam a China pela prática do genocídio cultural a partir de um conjunto de ações que visam destruir a cultura tibetana.

12 –

a) O autor do texto defende uma postura de resistência a fim de mobilizar o povo africano contra o domínio estrangeiro. Reescrever a história significa denunciar o imperialismo e o neocolonialismo que foram impostos ao povo africano.

b) O apartheid foi um regime racista amparado pela Constituição da África do Sul, no qual a maioria negra era tratada como inferior à minoria branca. Esse regime vigorou entre 1948 e 1990.

13 –

a) Os Estados Unidos pretendiam impedir a expansão do comunismo no Sudeste asiático. A política externa dos EUA era baseada na Doutrina Truman, ou seja, num vigoroso combate ao comunismo. A fim de evitar o “efeito dominó”, ou seja, no alastramento de regimes comunistas, os norte-americanos enviaram tropas e recursos para apoiarem o Vietnã do Sul.

b) Apesar de sua superioridade militar e de possuir recursos econômicos praticamente ilimitados, os EUA não conseguiram vencer os vietcongs. A intensa mobilização da sociedade mundial em geral e norte-americana em particular, concorreram para que Nixon determinasse a retirada das tropas dos EUA do Vietnã (1973). Pouco depois, os vietcongs tomaram Saigon e unificaram o Vietnã sob o regime socialista.

14 –

A existência de Israel, Estado que é considerado invasor pelos palestinos e pela comunidade árabe;
O radicalismo dos fundamentalistas islâmicos e judeus que dificulta acordos entre Israel e os palestinos.

15 –

a) O mundo, especialmemte na economia, encontra-se globalizado e integrado. Empresas transnacionais atuam em todo o mundo, produtos e serviços são comuns aos mercados de inúmeras nações. A integração econômica e a formação de um mercado produtor e consumidor globalizado são intensificados pelo desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação. O mundo, em suma, é uma aldeia global.

b) A sociedade globalizada possui indivíduos mais identificados com os valores capitalistas. Assim, encontramos uma sociedade mais egocêntrica e com maior conexão com valores materiais, nos quais ter é ser. O desmoronamento da URSS e o fim do socialismo real podem relevados como uma vitória das valores capitalistas, fato que consagra uma sociedade mais afeita ao lucro, ao prazer imediatista e menos sensível ao outro.

Nenhum comentário: