terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Sugestão de respostas - Brasil República - Reta Final 2011

Sugestão de respostas – Reta Final
UFMG - 2012



Brasil Republica

01 –

O Partido Republicano surgiu no final do Império e passou a agregar os segmentos de oposição à Monarquia. As ideario republicano defendia o fim do poder moderador e a implantação do federalismo no Brasil. Assim, o Partido Republicano tornou-se um porta voz daqueles que estavam insatisfeitos com o regime monárquico, entre eles, a oligarquia paulista, os militares, setores médios e intelectuais.

02 –

a) A imagem de Tiradentes, além de ser associada ao próprio Cristo, aproximava-se dos setores mais humildes da população, uma vez que o líder inconfidente era plebeu e próximo dos radicais do Partido Republicano.

b) Excessiva centralização política e hegemonia do Exército no comando da Nação.

03 –

Fim do padroado e secularização ou laicização do Estado.

04 –

a) O governo Vargas instituiu o Código Eleitoral, o voto universal, secreto e obrigatório, além da Justiça Eleitoral. Vale registrar que o analfabeto continuava sem o direito ao voto.

b) A República Oligárquica foi caracterizada pela fraude constante nas eleições, além da existência do curral eleitoral e do voto de cabresto, no qual os coroneis-fazendeiros manipulavam o eleitorado em suas regiões. Tal situação era facilitada pela inexistência da Justiça Eleitoral e do voto secreto.

05 –

O presidente Washington Luis identificava-se com a mentalidade do Estado Oligárquico que, via de regra, era insensível às questões sociais e, constantemente, recorreia à violência para conter os movimentos populares. Vargas, ao contrário, instituiu o Estado de Compromisso, no qual o governo buscava a posição de árbitro nas relações entre as classes elitistas ou populares e entre estas e o Estado.

06 –

O Cangaço pode ser considerado como resultado das condições adversas do Nordeste, entre as quais, destacam-se a seca, a falta de emprego e de oportunidades de estudo e a concentração fundiária. Tais fatores levaram muitos ao banditismo social que foi uma forma de reação contra essa realidade. Tal situação explica, por exemplo, a popularidade dos cangaceiros, especialmente Lampião, entre os mais pobres.

07 –

a) Nos períodos colonial e imperial, o trabalho braçal era atribuição dos escravos e, por isso, não poderia ser exercido pelos brancos proprietários, sob pena de desqualificação diante da sociedade. Assim sendo, o não trabalhar nos ofícios manuais era um registro de superioridade social.

b) Getúlio Vargas, ao criar um elo que unia governo e classes trabalhadoras urbanas, valorizou o trabalho do proletariado que, a partir da década de 1930, passou a representar algo nobre e necessário para o engrandecimento da Pátria.




08 –

Getúlio Vargas foi o criador do Populismo no Brasil, fenômeno político marcado pela intensa relação entre o Estado e as camadas trabalhadoras urbanas, na qual o governo assumia uma posição paternalista diante dos mais humildes. Para reforçar essa relação, foi instituido o slogan: “Vargas, pai dos pobres”. Vale registrar que o sindicalismo, a partir do Estado Novo, era controlado e servia como um instrumento para aumentar o controle que o governo exercia na massa proletária.

09 –

Em 1935, Luis Carlos Prestes liderou a Intentona Comunista que objetivava derrubar o governo e instalar o regime socialista no Brasil. Apesar de esmagada por Vargas, serviu de referência para que Getúlio, em 1937, instalasse a ditadura do Estado Novo, já que o pretexto que Vargas utilizou para o golpe foi a ameaça – inexistente diga-se de passagem – de um novo levante comunista no Brasil.

10 –

Como fator externo, as Gueras Mundiais que provocaram o fenômeno da substituição de importações. Já que o cenário não era favorável às importações de artigos industrializados, o Brasil passou a produzir alguns produtos que antes importava.
Como fator interno, destaca-se a ação fundamental de Getúlio Vargas. O governo federal assumiu a posição de agente da industrialização ao investir em infraestrutura e industria de base.

11 –

A caracteristica é o nacionalismo. A ditadura do Estado Novo valorizou o nacionalismo, mas, como no regime fascista, buscou relacionar o amor à Pátria ao amor ao governo. Assim, ser nacionalista e ser brasileiro correspondiam a ser partidário do governo Vargas.


12 –

a) Bossa Nova

b) A Bossa Nova surgiu no contexto desenvolvimentista que marcou o período JK. Nesse cenário, a sociedade ficava cada vez mais urbana e modernizava-se, a toque de caixa, pelo Plano de Metas implementado pelo presidente Juscelino. A classe media crescia e era abastecida pelos artigos da industria de bens de consumo duráveis que se multiplicou nesse período.

13 –

O governo JK foi caracterizado por um programa desevolvimentista cujo carro chefe era o Plano de Metas. Tal plano de ação previa o investimento do Estado em infraestrutura (estradas, energia), enquanto o investimento externo, especialmente das multinacionais, ocorreria na área de produção de bens de consumo duráveis. Foram criados organismos de fomento, tais como a Sudene, especializada no desenvolvimento do Nordeste. Brasília é a síntese da política desenvolvimentista de JK. Vale registrar que o déficit público, a dívida externa e a inflação cresceram, sendo um legado critico deixado por JK.

14 –

a) A permanência do Parlamentarismo ou o retorno do Brasil ao sistema presidencialista.

b) O eleitorado decidiu pelo retorno do Brasil ao sistema presidencialista.

c) João Goulart assumiu integralmente a chefia de governo. Esse fato agravou a relação do presidente com a oposição, o que culminou no golpe que derrubou Jango em 1964.






15 –

O AI 5 estabeleceu amplos poderes para o presdente da República, entre os quais, o de cassar mandatos e direitos políticos, de intervir nos Municípios e Estados, além de poder fechar o poder Legislativo. Na prática, o AI 5 explicitou a ditatura e inaugurou os Anos de Chumbo na História do Brasil.


16 –

a) Em 1964, ocorreu a derrubada do presidente João Goulart e, em seguida, a instalação de um regime ditatorial sob o comando das Forças Armadas. Como formas controladas de disputa política, podem ser destacados o bipartidarismo e a existência de um partido de oposição – MDB, além da existência de eleições para o Legislativo municipal, estadual e federal.

b) A implantação de uma censura que atingia os meios de comunicação, a prática da tortura, muito utilizada pelos orgaos de repressão contra a oposição, além da decretação do AI 5, instrumento que deu poderes extraordinários ao presidente da República. Assim sendo, havia sim uma ditadura e não uma ditabranda, como que o autor do texto.


17 –

a) As greves mobilizaram a população ao mostrarem a grave situação dos trabalhadores, vítimas de uma política de arrocho salarial que, sistematicamente, corroia os salários do proletariado. Além disso, as greves fragilizaram o regime e abriram caminho para sua derrocada.

b) A decretação da Anistia e o fim do bipartidarismo.

18 –

a) Movimento das Diretas Já.

b) O Comício pretendia as eleições diretas para presidente da República.

19 –

a) A Constituição de 1988 foi promulgada por uma Assembéia Constituinte. Fazem parte do disposto nesta Constituição, o artigo que considera o racismo como crime inafiançável, o direito à licença paternidade, além da extensão do direito de voto aos analfabetos e menores de 18 e maiores de 16 anos.

b)

· Na época do Estado Novo, a ditadura de Vargas possuia grande afinidade com o fascismo e, assim, buscava a criação de um Estado centralizado. As instituições democráticas foram anuladas em prol do poder do estadonovismo.
· Na fase da Ditadura Militar, o cenário internacional, caracterizado pela Guerra Fria. Nesse contexto, vale registrar o apoio norte-americano aos regimes ditatoriais na América Latina, entre os quais o brasileiro, que possuiam um perfil anticomunista.

20 –

As pesquisas mostraram que o preconceito racial existe, mas é camuflado e escondido no meio social. Assim, a maioria dos entrevistados nega oficialmente a prática do racismo – uma parcela infima dos declarados brancos confessou ser racista – entretanto, mais de 40% dos negros confessaram ter sofrido algum tipo de preconceito racial.

21 –

O governo Vargas foi caracterizado por uma intensa ação do Estado no processo industrial, sendo que o governo assumiu função de agente dessa industrialização. Investimentos em infraestrutura e em industrias de base, cujo destaque é a CSN foram elementos importantes da Era Vargas.

O governo FHC incrementou a tese do Estado Mínimo, cujo feito mais importante foi a privatização das principais estatais. Nesse contexto, foi privatizadaa CVRD, além de ter sido feita a flexibilização do monopólio da Petrobras.

22 –

a) Apesar de consagrar o federallismo e o pluripartidarismo, a ordem constitucional não impediu que o Poder Executivo Federal seja hipertrofiado e concentrador de autoridade. Além de contar com o controle das principais receitas-impostos do País, o presidente da República possui e utiliza inúmeros mecanismos para conseguir base de apoio político partidário no Congresso que, quase sempre, aprova as decisões do governo.

b) A História recente do Brasil foi marcada pelo regime militar. A ditadura atrofiou os poderes legislativo e judiciário e, ao concentrar os poderes nas mãos d presidente da República, enfraqueceu os Estados. Em outros momentos da História republicana brasileira, também ocorreu a existência de um executivo forte, como é o caso da Era Varas e da República da Espada. Até mesmo durante períodos mais democráticos, executivo nacional foi centralizador e recorreu a instrumentos políticos e financeiros para impor seus interesses, como ocorreu na Primeira República e na instituição da “política dos governadores”, n qual se consagrava a reciprocidade de apoio entre presidente da República e oligarquias regionais.


23 -

A História do Brasil tem registrado, no período republicano, uma relação entre o público e o privado que, invariavelmente, deixa o Estado à mercê de grupos políticos dominantes. Há uma tradição e um legado que consagraram o Estado, para as elites políticas, como uma extensão de seus interesses privados. Nesse contexto, o nepotismo aparece quase como um direito adquirido, já que o Estado surge como um prolongamento da Família.

24 –

O racismo, de acordo com a Constituição atual, é crime inafiançável.
A implantação do sistema de cotas para estudantes negros, indigenas e/ou oriundos de escolas públicas.


25 –

Figura 1 – Plano Cruzado. Foi baseado no congelamento de preços e de salários, na criação de uma nova moeda - o cruzado - e na instituição de um gatilho salarial.

Figura 2 – Plano Collor ou Brasil Novo. Foi baseado na criação de nova moeda – o cruzeiro – e no bloqueio dos cruzados depositados nos Bancos.

Figura 3 – Plano Real. Foi baseado na criação de uma nova moeda – o real – ancorada no dólar, além de ser acompanhado de uma política de ajuste fiscal.

Nenhum comentário: