terça-feira, 15 de março de 2011

1º Roteiro de estudos - História - 3a. série - 2011

1° Roteiro de estudos – 3ª. série - História
Fase 1 – Etapa 1 – 2011
Prof. Newton Miranda

Nome: nº : turma:



As questões propostas servem de referência para a 1ª avaliação da 1ª etapa de História – 2011.
Fontes de estudo-pesquisa:
Livro do aluno – volume 1 e outros

Questões propostas.

01 - O que é trabalho compulsório? Dê alguns exemplos.
02 – Analise a importância política de um palácio ou de uma pirâmide para um monarca?
03 - Por que o historiador grego Heródoto (484 – 420 a.C) afirmou que o Egito era uma dádiva do rio Nilo?
04 - Na época de Heródoto, a Grécia era um amontoado de cidades-estados. O que é uma cidade-estado?
05 - Explique a teoria da origem do homem americano pelo estreito de Bering.
06 - Cite dois exemplos de
a) Patrimônio material de um povo.
b) Patrimônio imaterial de um povo.
07 - Qual era o trabalho mais comum na ordem feudal?
08 - Conceituar, no contexto feudal, os seguintes termos:
Corvéia - banalidade – capitação – suserania e vassalagem.
09 - Cite as principais características da ordem feudal.
10 - Destaque os principais eventos que marcaram o revigoramento comercial e urbano, ocorrido na Europa Ocidental no século XI.
11 - Conceituar Cruzadas, apontando seu objetivo e principais resultados. Destaque as repercussões da 4ª. Cruzada.
12 – Explicar a frase de George W. Bush, dita em 2001.
“Estamos diante de uma nova cruzada”.
13 - Definir escolástica.
14 - Identifique as épocas da existência do I, II e III Reich alemães.
15 - Diferenciar: poder secular x poder espiritual.
16 - Faça um pequeno histórico sobre a criação da Inquisição católica.
17 - Cite as principais crises que abalaram a Europa no século XIV.
18 - Relacionar a Guerra dos Cem Anos ( 1337 – 1453) com o enriquecimento da burguesia lusitana.
19 - Quais são os grandes eventos históricos que assinalam o advento do mundo moderno?
20 - Cite as principais características do Renascimento.
21 - O que foi a Revolução Científica? Relacione o advento da Revolução Científica com o Renascimento.
22 - Discutir as teorias de Ptolomeu (100 – 170 d.C), Copérnico (1573 – 1543) e Kepler (1571 – 1630) acerca do movimento dos astros.
23 - Quando e por quem foi inventada a imprensa? Cite algumas repercussões dessa nova tecnologia para o saber e a educação na Europa.
24 - Cite os principais teóricos do absolutismo e apresente uma síntese do pensamento de cada um deles.
25 - Apresente alguns elementos constitutivos do Estado Moderno.
26 - Apresente o significado da frase abaixo, atribuída a Luis XIV:
“O Estado sou eu”.
27 - Conceituar mercantilismo e apresentar as principais práticas mercantilistas adotadas pelos Estados europeus.
28 – Apresente algumas razões para o expansionismo marítimo e comercial europeu dos séculos XV e XVI.
28 - Cite as principais expedições feitas no processo expansionista europeu dos séculos XV e XVI.
29 – Destaque as principais repercussões do expansionismo europeu dos séculos XV e XVI.

Um comentário:

marciojuniorita disse...

neeewtinho,esse roteiro me ajudo demais a estudar,valeeu :D