sábado, 4 de outubro de 2008

CEDI I INTENSIVO - 2008

CEDI I INTENSIVO - RESPOSTAS



Questões

13 -
a) A construção ficava em local de destaque, o edifício era de alvenaria (pedra) e, além disso, a igreja concentrava as atividades culturais da comunidade.

b) A educação feita pelos mosteiros, conventos e universidades controlados pela Igreja, além da repressão feita pela Inquisição.

15 –
a) A sociedade era estamental, ou seja, dividida em estamentos ou ordens que possuíam privilégios ou deveres. O clero e a nobreza, por exemplo, eram os segmentos sociais com privilégios, entre os quais o não pagamento de impostos.

b) A aristocracia agrária, ou a nobreza, poderia explorar o sobretrabalho dos camponeses por meio de uma série de tributos e obrigações à quais os camponeses eram subordinados.
Os camponeses eram subordinados, por exemplo, à corvéia, ou seja, o trabalho gratuito nas terras da nobreza.

16 –
1 – O trabalho livre tornou-se cada vez mais comum e a servidão entrou em declínio na Europa. No Novo Mundo, ao contrário, as formas de trabalho compulsório foram implantadas e praticadas de forma significativa nas colônias. Destacam-se a mita, a encomienda e a escravidão negra e indígena.

2 – A população urbana cresceu em função do incremento das atividades comerciais e manufatureiras. Além disso, a Expansão Marítima e Comercial européia promoveu a incorporação de novas terras aos domínios europeus,ou seja, ocorreu a europeização do mundo.

17 –
1 – Invenção da imprensa.

2 – O monopólio exercido pela Igreja na educação e na informação em geral foi comprometido, uma vez que a publicação de livros e a difusão do conhecimento foram significativamente ampliados.
Além disso, os valores renascentistas que exaltavam a razão e a ciência encontraram na imprensa um poderoso meio de divulgação.

18 –
1 – A mita era um tributo imposto aos nativos, cuja forma de pagamento mais comum era o trabalho feito, principalmente, nas minas de prata do México e do Peru.
A encomienda era outra forma de trabalho compulsório. A Coroa instituía um direito para que determinados espanhóis – encomienderos – pudessem explorar os nativos, desde que os indígenas fossem convertidos ao catolicismo.

2 – O autor afirma que a suposta proteção dada aos indígenas pela Coroa era uma ficção, uma vez que, na prática, ocorreu a exploração brutal das comunidades nativas americanas.


19 –
1 - As Colônias do Norte dedicavam-se ao comércio e ás manufaturas e possuíam uma agricultura diversificada. Além disso, recorriam ao trabalho livre que predominou nas diversas atividades econômicas ali realizadas.
As Colônias do Sul dedicaram-se, principalmente, à plantation, com o cultivo de tabaco e de algodão. O trabalho escravo foi o mais utilizado nessa atividade econômica.

2 – O calvinismo valoriza o trabalho e considera a prosperidade adquirida pelo trabalho como um sinal da salvação. Dessa forma, os colonos norte-americanos, cuja religião predominante era a calvinista, exaltaram o trabalho e a prosperidade, construindo as bases para a formação da maior potência do mundo capitalista.

20 –
1 – A afirmação do absolutismo e a criação de uma ética religiosa favorável à mentalidade burguesa.
2 – A autoridade supranacional do Papa representava um obstáculo à consolidação do absolutismo monárquico. A interferência papal nos negócios nacionais foi um importante motivo para a eclosão da Reforma, sendo que o melhor exemplo é a criação da Igreja Anglicana pelo rei inglês Henrique VIII.
A ética católica condenava a usura, fazia restrições ao lucro e defendia o justo preço. Tais posturas são contrárias à prática burguesa que, em geral, almeja a prosperidade, visa o o lucro em seus negócios e pratica a usura. Nesse caso, o surgimento da Igreja Calvinista e sua idealização da prosperidade como um elemento da salvação, foi um fator religioso que justificou a mentalidade capitalista em ascensão.

3 – A realização do Concílio de Trento e a intensificação das ações da Inguisição.


Se você tiver alguma dúvida, pode me procurar.
Um abraço,
Newton.

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