sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Brasil República - sugestão de respostas

Sugestão de respostas – Reta Final – 2011

Prof. Newton Miranda

Brasil República – pag. 63

01 – O Partido Republicano tornou-se o porta voz da oposição ao regime monárquico e agregou os setores descontentes com o governo de D. Pedro II, entre os quais, os militares, os setores médios urbanos, a aristocracia paulista e, no final, os escravocratas, insatisfeitos com a não indenização aos proprietários de escravos após a Lei Áurea.

02 –
a)Tiradentes identificava-se ao povo humilde e às camadas populares do país, em oposição aos segmentos elitistas da nação. Além disso, Tiradentes era um herói republicano e correspondia às aspirações dos radicais jacobinos do movimento republicano.

b) Predomínio do Exercito no comando do país e excessiva centralização do poder federal.

03 – Extinção do padroado, instituição do casamento civil e do Estado laico.

04 –
a) No início da década de 1930, o presidente Vargas aboliu o voto universal masculino e estabeleceu o sufrágio universal e secreto, dando direito de voto às mulheres. Além disso, criou a Justiça Eleitoral. O decreto de Vargas, posteriormente, foi confirmado pela Constituição de 1934.

b) O sistema eleitoral da Primeira República era corrompido e fraudulento. Como o voto não era secreto, o eleitorado, especialmente no interior, ficava à mercê dos grandes fazendeiros – coronéis – que manipulavam o processo eleitoral, dando origem à prática do voto de cabresto e do curral eleitoral. Tal situação provocou insatisfação em vários setores da sociedade, tais como os intelectuais, militares e as classes médias urbanas, que pretendiam a moralização da Republica.

05 – Washington Luis representava o regime oligárquico da Primeira República que, via de regra, era insensível às demandas das camadas mais pobres e considerava que as reivindicações do povo ameaçavam a ordem e, portanto, deveriam ser reprimidas com violência. Vargas, por sua vez, sustentava que o Estado deveria se articular com o povo, inclusive os mais humildes. Tal articulação fazia parte do populismo, fenômeno político que implicava uma relação do governo com as camadas populares urbanas, na qual o Estado assumia um papel paternalista.

06 – O cangaço é resultado da miséria, da falta de terra e de oportunidades no Nordeste, situação que deixava muitos indivíduos sem alternativas para a sobrevivência. A participação no cangaço, para muitos, era uma opção de vida. Além disso, era comum, na sociedade nordestina, especialmente entre os mais humildes, a idealização do cangaceiro como um herói dos pobres.

07 –
a) Nos períodos colonial e imperial, o trabalho braçal era tarefa dos escravos. As pessoas da aristocracia não trabalhavam, uma vez que o trabalho desqualificava o indivíduo. Esse cenário fazia parte de uma sociedade escravocrata e notadamente rural.

b) O governo Vargas valoriza o trabalho e o considera como fundamental para o desenvolvimento da Nação. Após assumir o poder, em 1930, Getúlio introduziu uma forte relação entre o Estado e as camadas trabalhadoras urbanas, na qual o governo se posicionava como protetor das massas.

08 – Veja as respostas das questões 05 e 07

09 – Em 1935, ocorreu a Intentona comunista, liderada por Luiz Carlos Prestes, cujo objetivo era a implantação do regime socialista no Brasil. O levante, iniciado no Rio de Janeiro, foi esmagado por Vargas. Em 1937, Getúlio deu um golpe de Estado e inaugurou o Estado Novo, período ditatorial que se estendeu até 1945. O pretexto utilizado por Vargas foi uma nova ameaça comunista – que de fato não existia – que exigia medidas duras por parte do Estado. Assim, o levante de 1935 criou um pretexto para o golpe de 1937, pois deu a Vargas argumentos para a sua permanência no poder – defender o país de nova ameaça comunista.

10 – Como fator externo, destacam-se as duas Guerras Mundiais que provocaram o fenômeno da substituição de importações, ou seja, em função dos conflitos,o Brasil deixou de importar diversos artigos industrializados. Tal situação estimulou a indústria nacional que passou a produzir itens anteriormente importados.
Como fator interno, destaca-se a ação do governo Vargas que estimulou o desenvolvimento da indústria de base, fundamental para os demais setores industriais. A instituição de um parque siderúrgico, a partir da fundação da CSN, prova a ação do Estado nesse período.

11 – A característica é o nacionalismo. Um dos aspectos mais importantes da ditadura do Estado Novo foi a imposição de valores nacionais em detrimentos de particularismos regionais e, principalmente, a imposição desses valores na educação brasileira. A obrigatoriedade da língua portuguesa na educação é um exemplo. Assim, a política estadonovista diluiu a influência estrangeira, notadamente ítalo--fascista no sul do país.

12 –
a) Bossa Nova.

b) A Bossa Nova surgiu no governo JK, que foi apelidado de presidente Bossa Nova, em função do estilo moderno e desenvolvimentista que ele imprimiu ao pais. JK colocava em prática o Plano de Metas, programa audacioso de investimentos estatais e estrangeiros,cujo objetivo era o desenvolvimento industrial do Brasil. A aproximação do Brasil com os Estados Unidos, principal origem dos investimentos na produção de bens de consumo durável. Modernidade, otimismo e nacionalismo caracterizam essa época.


13 – Veja questão anterior

14 - a) Manutenção do parlamentarismo ou retorno do país ao sistema presidencialista.

b) Vitória do presidencialismo.

c) O presidencialismo aumentou o poder de João Goulart, que se sentiu livre para poder realizar sua grande obra: as Reformas de Base. Entretanto, a oposição contra Jango cresceu e articulou o golpe que derrubou o presidente em 1964.

15 – O AI 5 estabeleceu poderes extraordinários para o presidente da República, entre os quais a possibilidade de fechar o Congresso e de decretar a intervenção federal nos Estados e Municípios.

16 –
a) A ruptura foi o golpe civil e militar que derrubou o presidente João Goulart.
O bipartidarismo, as eleições indiretas, a Lei Falcão e o funcionamento limitado do Congresso foram formas controladas de disputa política.

b) A implantação do AI 5, a institucionalização da tortura e as constantes cassações foram exemplos do estado arbitrário que se estabeleceu após 1964. Os direitos civis e as liberdades democráticas foram sistematicamente violados pelo regime, especialmente nos governos de Costa e Silva e Médici.

17 –
a) As greves denunciaram o governo e a situação do salários dos trabalhadores e, além disso, mobilizaram parte importante da sociedade na luta contra a ditadura militar, no sentido de defender o retorno do país ao Estado democrático de direito.

b) O fim do AI 5 e da Censura Prévia; a implantação do pluripartidarismo e da Anistia.
18 –
a) Movimento das Diretas Já.

b) Eleições diretas para presidente.

19 –

a) A Constituição consagrou o Estado democrático de direito, ampliou a democracia e estendeu direitos políticos a vários segmentos sociais. Como exemplo, destacam-se as eleições diretas para presidente, governadores e prefeitos, o direito de voto para os analfabetos e maiores de dezesseis anos, a abolição da censura, além da instituição do habeas data, que dá ao indivíduo o direito de ter acesso às informações que o Estado possui a seu respeito.

b) A implantação do Estado Novo ocorreu no cenário da expansão do fascismo na Europa que, inegavelmente, exerceu influência no Brasil. No âmbito nacional, o golpe de 1937 recorreu à ameaça anticomunista – que de fato não existia - como justificativa para as ações arbitrárias decretadas por Vargas.
A ditadura implantada em 1964 teve o apoio dos Estados Unidos que, à época, no cenário da Guerra Fria, apoiavam regimes ditatoriais anticomunistas na América Latina. Internamente, o golpe de 1964 ocorreu como resposta ao governo de João Goulart, cujo governo era considerado como uma ameaça socialista, especialmente após o anúncio das Reformas de Base.

20 – A manutenção, durante longo tempo, do regime escravista e o descaso das autoridades e da sociedade em relação à realidade dos negros, fizeram com que o racismo permanecesse, mesmo na atualidade, quando há mais conscientização quanto aos direitos humanos. A sociedade vive, então,uma contradição: liberal e consciente quando emite opiniões públicas, mas muito preconceituosa no íntimo.

21 - O governo Vargas imprimiu um modelo estatizante na industrialização, estimulando o desenvolvimento da indústria de base e da infraestrutura a partir de investimentos estatais,uma vez que tais setores requerem enormes somas de recursos, muitas vezes inexistentes na iniciativa privada.
O governo FHC, ao contrário de Vargas, buscou o Estado Mínimo na economia, acelerando o processo de desestização da economia, especialmente por meio da privatização das principais estatais e da flexibilização do monopólio da Petrobras.

22 –

a) O presidente da República é chefe de estado e de governo, atribuições que implicam maiores poderes para o supremo mandatário da Nação. O governo federal concentra as principais verbas e recursos públicos e detém o controle dos mais importantes impostos do Pais.

b) A excessiva centralização do poder do executivo federal pode ser considerada como um legado do Regime Militar e da Era Vargas.

c) A atrofia do legislativo e a prática do fisiologismo na política.

23 – Durante nossa Historia, há varias situações nas quais o publico e o privado se misturaram. Na República Oligárquica, o Estado ficou nas mãos da aristocracia rural,sendo que a presidência foi alternada entre os Estados maiores produtores de café. Assim, foi forjada uma tradição na qual o Estado é um prolongamento dos interesses privados dos grupos dominantes e utilizado – por meio da corrupção e do nepotismo – na República.

24 – O racismo foi considerado crime inafiançável e a implantação de ações afirmativas, entre as quais, o sistema de cotas para estudantes negros.


25 - Figura 1 – Plano Cruzado (1986) – Congelamento de preços e de salários.

Figura 2 – Plano Brasil Novo (1990) – Bloqueio dos cruzados depositados nos bancos.

Figura 3 - Plano Real (1994) – Instituição de uma nova moeda, o real, ancorada no dólar.


Boa Prova e sucesso na Universidade Federal;

Newton.

Um comentário:

May Kaulitz disse...

Professor a prova de História da Federal me destruiu! Nossa, eu fiquei muito nervosa, escrevi muita asneira, esqueci da matéria toda! Lástima. =[
Marcela